Pesquisa confirma que alunos da Mauá têm alta taxa de empregabilidade
A parceria com renomadas empresas e a excelência acadêmica são algumas das razões que se refletem no resultado dos cursos.
A taxa de empregabilidade entre os alunos de graduação do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) é alta. Segundo pesquisa sobre empregabilidade e satisfação dos formandos de 2022, 94% já estavam empregados e plenamente satisfeitos com o cargo atual e formação recebida. A abordagem de pesquisa incluiu questionário estruturado com respostas de múltipla escolha, além de uma ação diretamente com os formandos durante o evento Eureka.
Na pesquisa, os participantes também destacaram alguns dos diferenciais da Mauá, como: excelentes oportunidades de estágio nas empresas parceiras, visibilidade do evento Eureka (que possibilita ingressar com o próprio projeto no mercado de trabalho), qualidade dos cursos, oportunidades de mobilidade internacional, infraestrutura diferenciada, possibilidade de contato com disciplinas e atividades que vão além do currículo tradicional (atividades complementares, iniciação científica, engajamento em coletivos estudantis, participação em equipes de competição acadêmica, especialização por meio de Minors e disciplinas eletivas e professores com sólida formação acadêmica e atuantes no mercado.
De acordo com o pró-reitor acadêmico do Instituto Mauá de Tecnologia, professor Marcello Nitz, a excelência acadêmica da Instituição reflete-se no sucesso dos graduados, que desfrutam de altos níveis de empregabilidade em diversas áreas. Uma das principais razões para esse sucesso é o compromisso do IMT de desenvolver competências técnicas e habilidades socioemocionais em seus alunos.
“Num ambiente acadêmico com pujante infraestrutura de laboratórios, que promove ativamente a integração entre as áreas de negócios, design, engenharia e tecnologia, os formandos têm oportunidades de trilhar o caminho da inovação. Essa abordagem interdisciplinar enriquece sua formação e prepara-os para enfrentar os desafios complexos do mundo real, em que soluções inovadoras exigem combinação de saberes, visão holística”, afirma o professor Nitz.
Parcerias
Outro motivo da alta empregabilidade dos graduandos da Mauá é a ligação pragmática com os problemas da indústria e sociedade, ou seja, já no primeiro ano de graduação, o aluno tem contato com relevantes empresas, desde a elaboração de projetos encomendados até a apresentação de soluções para problemas reais da sociedade.
“Essas parcerias também capacitam o docente e enriquecem o currículo dos alunos com projetos práticos, o que abre portas para oportunidades de estágio e emprego. “ As empresas reconhecem o valor dos egressos da Mauá, que estão preparados para contribuir de imediato com suas habilidades técnicas, visão de negócios e sensibilidade para entender as necessidades dos seus clientes. O sucesso é resultado natural para os graduados da Mauá”, conclui Nitz.
|