Extensão universitária: alunos da Mauá atuam na prática em meio à sociedade
As atividades de extensão podem ser realizadas por meio de cinco modalidades: programa, projeto, curso/oficina, evento ou prestação de serviços.
A graduação no Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) é um período cheio de oportunidades para os seus alunos, uma vez que eles podem usufruir das atividades práticas, como aquelas por meio da extensão universitária. Elas proporcionam ao aluno a possibilidade de olhar para si mesmo e pensar como aplicar os seus conhecimentos na solução dos problemas reais da sociedade, o que traz benefícios pessoais, experiências únicas e crescimento profissional.
A professora Claudia Facca, coordenadora do Núcleo de Extensão Universitária do Instituto Mauá de Tecnologia, lembra que, historicamente, o IMT sempre desenvolveu muitas atividades em meio à sociedade, pois a extensão universitária representa uma ponte essencial entre a academia e a população, o que proporciona uma série de experiências e benefícios valiosos para a formação dos alunos envolvidos nesse processo enriquecedor.
“Com as atividades fora do campus, há oportunidades de engajamento ativo dos alunos na comunidade e na resolução de problemas do mundo real. Ao desenvolverem projetos e atividades de extensão, eles têm a oportunidade de aplicar seus conhecimentos teóricos em situações práticas, compreendendo como sua aprendizagem e atuação podem contribuir diretamente para melhorar a vida das pessoas, tanto nas áreas de Educação, Saúde, Meio Ambiente, Desenvolvimento Comunitário, quanto em outras áreas de relevância”, declara a professora Claudia. Claudia Facca é professora e coordenadora do Núcleo de Extensão Universitária do Instituto Mauá de Tecnologia.
Promovendo a colaboração
Os alunos do IMT vivenciam a extensão universitária como uma forma de ampliar e fortalecer a integração entre diversas áreas, na qual a conexão dos conhecimentos é fundamental para a solução de problemas reais da sociedade.
As atividades de extensão podem ser direcionadas para as comunidades carentes, assistência a organizações não governamentais, promoção da conscientização sobre questões sociais, sustentabilidade e solução de problemas da indústria ou do comércio, podendo ser realizadas por meio de cinco modalidades: programa, projeto, curso/oficina, evento ou prestação de serviços.
“Vale lembrar que a extensão universitária é uma via de mão dupla: ao mesmo tempo que oferece aos alunos oportunidades enriquecedoras de aplicar seus conhecimentos em benefício da sociedade, também contribui para a formação de cidadãos mais comprometidos, empáticos e preparados para enfrentar os desafios do mundo real com criatividade e dedicação”, afirma.
|