Parceria com a AWS Academy oferece certificação e badge aos alunos do Instituto Mauá de Tecnologia.
Iniciativa é fundamental para estimular os alunos com habilidades necessárias para ocupar cargos em um dos setores que mais crescem no País.
O Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) reconhece que o apoio das parcerias é uma realidade importante para o desenvolvimento dos alunos. A Instituição entende que existe grande potencial para gerar benefícios mútuos, especialmente na aplicação de propostas focadas em tecnologia, como ocorre com a parceria AWS Academy, por exemplo, que oferece certificação e badges (credenciais digitais que podem ser compartilhadas em redes sociais, tais como Linkedin) aos alunos de graduação e pós-graduação do IMT.
A parceria “AWS Academy” e IMT existe desde 2020 e tem preparado os estudantes para certificações reconhecidas no setor e carreiras associadas à computação em nuvem. O programa AWS Academy tem sido aplicado na graduação em PAEs (Projetos de Atividades Especiais), além de disciplinas da graduação e pós-graduação.
“O currículo ofertado pela parceria ajuda os educadores a se manterem atualizados com os temas associados aos ambientes de nuvem, de forma que eles possam preparar os seus alunos com as habilidades necessárias em um dos setores que mais cresce, além de proporcionar outros benefícios, tais como: mais oportunidades de empregabilidade, aquisição de habilidades necessárias e oportunidades de adquirir vouchers gratuitos para exames de certificação”, diz Everson Denis, professor no curso de Engenharia de Computação do Instituto Mauá de Tecnologia.
Valor agregado na formação acadêmica
As relações entre a indústria e o IMT proporcionam excelentes vantagens também para a empresa, pois ela não só tem acesso às instalações e aos equipamentos de pesquisa de última geração, como também usufrui de um ambiente repleto de novas ideias, perspectivas e talentos. Além da AWS Academy, o IMT tem parcerias com outras importantes instituições, como: Cisco Networking Academy, Google Cloud, entre outras.
O apoio dessas parcerias ajuda a capacitação em áreas diversas, além de proporcionar aos alunos a possibilidade de receber certificado de participação e badges (credenciais digitais). Boa parte das capacitações, dos laboratórios e projetos seguem recomendações de boas práticas do mercado (graduação e pós-graduação).
O especialista ainda lembra que as parcerias proporcionam aos alunos a possibilidade de participarem de maratonas de cibersegurança, por exemplo, e feiras de empregabilidade. “Para a instituição e os educadores, também há geração de resultados importantes, como desenvolver o pensamento crítico, a solução de problemas, a colaboração e a aplicação prática de habilidades. Os alunos são estimulados a vivenciar cenários diversos, tais como estudos de caso e projetos, usando simuladores, virtualização, ambientes de nuvem e equipamentos (switches, roteadores, firewalls, access points) agregando também uma vivência mais prática para os alunos”, conclui.
|