|
|
Tecnólogos: uma área com boas oportunidades em todo o País
Em todo o País e nos mais diversos segmentos, a procura pelos “tecnólogos” é muito grande e com boas perspectivas de carreira.
Coordenador dos Cursos Superiores de Tecnologia do IMT, professor Cid Nardy
Criados para atender às necessidades de uma economia moderna, com diferentes lacunas profissionais na indústria, no comércio e no setor de serviços, os cursos superiores de tecnologia avançam em todo o País. Totalmente voltados para o mercado de trabalho, com conteúdo focado nas reais demandas das empresas, esses cursos têm despertado a atenção de todos; do Ministério da Educação, que já amplia as ofertas nesse segmento nas instituições públicas, do setor privado, mostrando-se como uma alternativa para agregar valor à grade tradicional de cursos, e de pessoas com os mais diferentes perfis, desde o estudante em fase de escolha de uma profissão até o profissional já empregado, que visualiza nesse tipo de curso um caminho para aperfeiçoar-se e aumentar sua empregabilidade.
"Esses cursos têm a característica de serem focados no lado prático do conhecimento, com um conteúdo mais resumido em relação aos cursos de bacharelado das respectivas áreas, porém com forte dinâmica de ensino, rapidez e custo acessível a um número significativo de pessoas", destaca o professor Cid Nardy, coordenador dessa área na Mauá. A efetividade do curso tem-se revelado no número crescente desses profissionais, que chegam ao mercado preparados para ocupar um espaço com carência em muitas áreas, os profissionais de atuação tecno-operacional. Um sinal de que essa inovação veio para ficar é a ampliação das opções a cada ano, com cursos que surgem até em áreas bem específicas, como Mineração, Turismo, Telecomunicações e outras.
Profissionais preparados – Os cursos de tecnólogos crescem mais a cada ano para atender a uma demanda de lacunas profissionais existentes em todos os setores
|