Eventos em diferentes setores agitam os campi da Mauá
O aluno de Design do Produto Rafael Augusto Berloffa foi o vencedor do Prêmio MABE
Alunos da Mauá recebem Prêmio MABE
Rafael Augusto Berloffa, aluno da 3.ª série do curso de Design do Produto do Instituto Mauá de Tecnologia, foi o vencedor do Prêmio MABE de Melhor Design para Máquina de Lavar Roupas, por sua originalidade e criatividade. A conquista é resultado de seis meses de trabalho, após Rafael ter aceitado o desafio de desenvolver um projeto para o seu primeiro cliente real, a indústria de eletrodomésticos MABE.
De acordo com a coordenadora do curso, professora Mª Cláudia Facca, a parceria entre a Mauá e a MABE tem gerado bons frutos e motivou a criação desse concurso, que tem o objetivo de estimular a criatividade dos alunos. Neste ano, foram inscritos cinco trabalhos, que tiveram o seu desenvolvimento acompanhado de perto pelos gerentes da empresa. “Isso permitiu que os alunos participassem do processo todo, desde o recebimento do briefing até as clínicas de apresentação, passando pelas visitações à fábrica para conhecer a linha de produção”, explica Cláudia.
A MABE premiou Rafael Augusto Berloffa, que obteve o primeiro lugar, com um IPod Touch e o mock up de sua criação. Rafael Andreazi e Lucas Turco, que ficaram com a segunda colocação, receberam um IPod Nano cada um e Mariana Rodrigues Pereira, que conquistou o terceiro lugar, ganhou um IPod Shufle.
Professor é escolhido como ‘personalidade do ano’ durante o Prêmio ABRE
No final de agosto, o coordenador do curso de Engenharia de Produção Mecânica e professor da Especialização em Engenharia de Embalagem, Antonio Carlos Dantas Cabral, recebeu uma grande homenagem durante o Prêmio ABRE da Embalagem Brasileira 2010. Por conta da indicação de diversos profissionais do ramo de embalagens, o docente foi considerado a “personalidade do ano”.
“Foi um orgulho e uma alegria imensos. A indicação foi um grande reconhecimento e, por ser uma votação espontânea da comunidade de embalagens, ganha um significado ainda maior”, relata o professor Cabral.
Com o evento, a ABRE busca incentivar o desenvolvimento da embalagem nacional e o crescimento de todos os elos da cadeia produtiva, estimular o interesse da indústria usuária de embalagem em investimentos em novos projetos e reconhecer as empresas que investiram no aprimoramento das embalagens de seus produtos. Além do troféu concedido ao professor, também foram premiadas criações em seis categorias: Embalagem; Design Gráfico; Design Estrutural; Tecnologia de materiais, conversão e impressão; Marketing e Especial.
Mauá recebe nota máxima na avaliação do MEC
Cinco, o conceito máximo. Essa foi a nota que o Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia recebeu na avaliação realizada recentemente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira do Ministério da Educação (INEP/MEC). A avaliação faz parte do segundo processo de recredenciamento do Centro Universitário do IMT. Para isso, foi realizada uma avaliação por parte do MEC, em que foram examinadas 10 dimensões estabelecidas no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), resultando no conceito final 5, numa escala de 1 a 5.
Em 2009 o Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia também havia sido classificado, pelo segundo ano consecutivo, como o 3.º melhor Centro Universitário no Estado de São Paulo.
De acordo com o reitor do Centro Universitário da Mauá, Professor Doutor Otávio de Mattos Silvares, a Instituição investe no relacionamento e formação de seus alunos e docentes, além de aprimorar suas instalações. “Para nós, é extremante importante obter esse reconhecimento pelo MEC. Trata-se da confirmação de que nossos alunos estão num excelente Centro Universitário”, afirma o reitor.
Novo ‘Projeto Amigos da Mauá’ incentiva alunos de Administração a desenvolverem projetos sociais
“Sempre ficamos emocionados com uma instituição que tenha foco em alguma atividade social”. Foi assim que o diretor de Escola de Administração Mauá (EAM), professor Dr. Carlos Alves de Lima Nascimento, resumiu as atividades desenvolvidas na manhã de 25 de setembro, no campus da instituição em São Paulo, durante o recém-criado Projeto Amigos da Mauá. A ocasião foi dedicada ao “Dia da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular – Ensino Responsável 2010”, no qual alunos da 3.ª série do curso de Administração apresentaram o trabalho ‘Selo Social – Projeto Olhar Solidário’, desenvolvido exclusivamente para a Associação Beneficente & Comunitária do Povo (ABCP) de São Paulo.
Os alunos criaram para a entidade um Selo Social, que tem a proposta de ser concedido somente às empresas mantenedoras da ABCP e, com isso, aumentar a visibilidade da entidade e criar um diferencial que proporcione maior arrecadação. Além da apresentação do projeto dos alunos para a ABCP, os presentes também puderam conferir o ‘Café com Empreendedores’. Um ex-aluno do curso de Administração da Mauá, que hoje ocupa cargo na tesouraria do grupo Odebrecht voltou à Instituição, desta vez como palestrante e fez sua apresentação na abertura do ‘Café’. O jovem profissional teceu um panorama geral da empresa e falou das aspirações do grupo para os próximos anos.
Já na apresentação ‘Emoções sob controle – O elemento-chave do trader’, o profissional da área de educação financeira, Carlos Episcopo, discorreu sobre técnicas de controle emocional, fundamentais para quem pretende atuar de forma eficaz na Bolsa de Valores.
Professor Antonio Carlos Dantas Cabral considerado Personalidade do Ano pela ABRE
|