|
|
EUREKA 2010 - Projetos voltados à melhoria da qualidade de vida e à proteção do meio ambiente conquistaram a atenção do público e da imprensa
A criatividade e a aplicação de tecnologias inovadoras foram as características mais marcantes dos 176 projetos apresentados na Eureka 2010, que aconteceu de 15 a 17 de outubro, no campus do Instituto Mauá de Tecnologia, em São Caetano do Sul (SP)
Durante três dias, visitantes puderam conferir de perto na Eureka 2010 toda a criatividade dos alunos da Mauá
A edição deste ano registrou a presença de 5.279 visitantes e conquistou a atenção de veículos de comunicação de grande circulação, representados pelas principais mídias – tevês, revistas, portais e jornais diários. Para o professor Dr. José Carlos de Souza Junior, coordenador do curso de Engenharia Elétrica da Mauá e coordenador geral da Eureka, o evento tem superado as expectativas ano a ano. “A Eureka tem demonstrado o quanto nossos alunos estão em sintonia com o mercado. A cada edição, notamos uma força empreendedora maior e uma forte atualidade nos temas abordados pelos trabalhos. Neste ano, em especial, muitos deles foram voltados para a sustentabilidade e preocupados em melhorar as condições de vida dos portadores de necessidades especiais”, explica o professor Dr. José Carlos.
“O público da região, por exemplo, já reconhece na Eureka um evento e programa-se para visitar a mostra num dos dias da exposição. Além disso, a Eureka tem sido um excelente ponto de encontro de ex-alunos da Mauá. Eles têm retornado à instituição para conferir os novos projetos e reencontrar antigos professores e colegas”, acrescenta o professor.
Evento acontece há 30 anos
A Eureka foi realizada pela primeira vez, ainda sem essa denominação, no final dos anos de 1980, quando foram expostos alguns trabalhos do curso de Engenharia Elétrica. Com o tempo, a Eureka foi ganhando mais expressividade e conquistando a adesão de outras áreas da Engenharia. Atualmente, o evento reúne projetos de todos os formandos da instituição, das oito habilitações da Engenharia oferecidas pela Mauá, além de Administração, Design do Produto e dos cursos Superiores de Tecnologia. Neste ano, a Eureka expôs 176 trabalhos.
Entre os projetos desenvolvidos e expostos neste ano, alguns conquistaram a atenção de todos. O Talk to Me, um dispositivo criado por um grupo de formandos do curso de Engenharia Elétrica, para auxiliar deficientes visuais a identificarem objetos, foi um deles. Odispositivo eletrônico é capaz de fornecer, por meio de áudio, informações sobre determinado produto de um estabelecimento comercial. A Eureka contou com outros trabalhos voltados para os portadores de necessidades especiais. O projeto de uma pia de banheiro com altura ajustável por meio de controle remoto destacou-se na mostra. O trabalho foi desenvolvido por um grupo de alunos do curso de Engenharia de Produção Mecânica da Mauá.
A funcionalidade dos produtos alimentícios foi o ponto forte. Um dos grupos da Engenharia de Alimentos apresentou uma mousse de chocolate light com propriedades funcionais, que pode ser degustada à vontade, pois contribui para o controle do apetite e, por ser enriquecida com vitaminas do complexo B e colágeno hidrolisado, traz também benefícios estéticos, como a prevenção ao envelhecimento.
Já formandos do curso de Design do Produto criaram uma cadeira de rodas, batizada de Color Trek, cujo diferencial está no fato dela despertar o interesse não só da criança com necessidade especial, mas também de qualquer criança, por combinar facilidade de movimento com design atrativo e tornar o seu uso prazeroso e divertido, em vez de ser um simples instrumento de movimentação.
A Pia Móvel desenvolvida por formandos do curso de Engenharia de Produção Mecânica foi um dos destaques da exposição
|