INFOMAUÁ Mauá
edição 133 - Junho de 2022

Mauá leva tecnologia de ponta às feiras Feimec e Fispal

O destaque é o robô de serviço colaborativo, que atende a um pedido de café expresso de forma remota, personalizada e inteligente

Feimec A Feira Internacional de Máquinas e Equipamentos (Feimec) ofereceu ao público uma alternativa inusitada de preparo de café.

Realizada em maio, no Centro de Exposições São Paulo Expo, a Feira Internacional de Máquinas e Equipamentos (Feimec) ofereceu ao público uma alternativa inusitada de preparo de café. Isso porque o Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), por meio do Núcleo de Sistemas Produtivos Inteligentes (NSPI), em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), GRV Software e Mitsubishi Electric, apresentou o robô colaborativo Assista. Trata-se de uma máquina de serviço para realizar uma apresentação lúdica de um processo de pedido de café expresso de forma remota e até com foto do visitante na espuma da bebida.

Loredana Bonora Cobianchi, pesquisadora do NSPI, lembra que a iniciativa vai ao encontro da evolução tecnológica exigida pelo mercado mundial, principalmente com a crescente demanda da indústria 4.0. “A onda de desenvolvimento tecnológico, denominada ‘quarta revolução industrial’, também prevê a criação e a expansão de meios de comunicação entre sistemas, sejam sensores e atuadores localizados, sejam corporações inteiras. Essa revolução permite, por exemplo, que máquinas possam moldar de forma autônoma e inteligente as metodologias de trabalho e que as empresas possam trocar informações e executar negociações com pouca ou nenhuma supervisão humana, o que ajudou a inspirar a própria tecnologia da máquina de café”, reforça Loredana.

O serviço de personalização de café conta com métodos que compreendem o uso de sistemas ciberfísicos (CPS), internet das coisas (IoT), customização em massa, modularidade e gerenciamento inteligente de produção, além de preceitos da indústria 4.0, como manutenção inteligente, modernização de processos e digitalização da manufatura.​ O robô colaborativo Assista foi apresentado ao público pela primeira vez durante a Feimec. Ele realiza o transporte do produto e contém um dispenser de copos de papel​, de cápsulas de café​ e uma máquina de extração de café em cápsulas​, além de ser responsável por transportar os insumos entre os compartimentos que preparam a bebida, sem a necessidade da manipulação humana.

O cliente pode utilizar seu celular para realizar todo o processo de preparo do café, tudo por meio do chatbot por WhatsApp, desenvolvido pela GRV Software, sem a necessidade de instalar nenhum sistema novo, o que permite a interação de forma remota e intuitiva. Além de escolher o sabor, é possível enviar uma selfie ou foto para ser impressa na superfície do café, por uma impressora alimentícia especializada.​

Fispal 2022

De 21 a 24 de junho, no São Paulo Expo, será promovida a Fispal Tecnologia e a TecnoCarne, o maior evento de negócios do setor de alimentos, bebidas, proteínas e embalagens do Brasil. Pela primeira vez, os dois encontros serão realizados simultaneamente.

Entre as atrações, os visitantes poderão conhecer de perto e usufruir do serviço de personalização de café do IMT. “Vale lembrar que o robô é capaz de receber mensagens de encomendas, calcular o tempo de espera para preparar o produto, até mesmo pedir um feedback ao cliente, para saber se gostou do café, e convidá-lo para retornar em outros momentos durante a realização da feira. Assim como na Feimec, tenho certeza de que vamos inovar a forma de servir café na Fispal”, conclui Diego Hernandez Arjoni, também pesquisador do NSPI.

Instituto Mauá de Tecnologia - Todos os direitos reservados 2024 ©