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edição 132 - Maio de 2022

Especialista explica como o design de futuros pode contribuir para o planejamento de cenários

A construção de cenários futuros é uma das mais importantes atividades do planejamento de uma empresa

professor Carreira José Carlos Carreira é Professor Doutor no curso de Design do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT).

Você já ouviu falar em design de futuros? Extrapolar condições passadas, procurando prever o futuro, é um caminho que só faria sentido se o mercado global tivesse um padrão constante de evolução, fato que não se observa há muito tempo. Algumas empresas, no entanto, ainda se esforçam para  realizar um planejamento considerando somente as experiências dos caminhos já percorridos, somadas às projeções algorítmicas para compreender cenários futuros.

Num mundo globalizado, cheio de incertezas e oscilações, o planejamento de cenários deve, sim, considerar as experiências passadas, porém não pode parar por aí. Também é importante partir do sentido oposto ao que normalmente se pratica: em vez de construir cenários que partem do presente e projetam futuros, deve-se imaginar um cenário possível e desejável no futuro e voltar para sua implementação no presente.

Design O cenário futuro deve levar em conta o presente, mas considerar a sua aplicabilidade e viabilidade econômica e técnica.

"Logo, o design de futuros nada mais é que utilizar a criatividade, a empatia, a colaboração e a experimentação para projetar cenários nos quais podem surgir oportunidades para novos produtos e serviços que sejam economicamente viáveis, socialmente pertinentes e ecologicamente responsáveis. O futuro como objeto de design é um lugar no qual, intencionalmente, iremos transformar a realidade. Ou seja, acrescentar à lógica do forecasting a do backcasting, na qual partimos de um cenário futuro e voltamos para o presente, verificando sua aplicabilidade e viabilidade econômica e técnica", detalha o  professor doutor no curso de Design do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), José Carlos Carreira.

Outras tantas denominações já foram trabalhadas por vários estudiosos do pensamento futuro (future thinking), como: design crítico, design especulativo e design discursivo, entre outros. Mas, colocando em foco o local para onde se projeta o futuro, a melhor denominação parece ser o design de futuros.

É aí que entra o design

Design é projeto, é para desenvolver uma gama de formas de pensar problemas e metodologias para solucioná-los. Quando se coloca em questão o planejamento de cenários, o design aplica seu arsenal metodológico no sentido de projetar cenários possíveis e desejáveis. Essa aplicação específica do design denomina-se design de futuros.

O design de futuros, portanto, é uma forma de imaginar e manifestar possibilidades, com o intuito de se preparar para grandes desafios e contribuir para trilhar um caminho mais desejável e responsável para o futuro. São processos para inspirar e criar ideias sobre como as coisas podem vir a ser, imaginando-se e representando-se futuros possíveis. O design de futuros é um exercício colaborativo que incentiva o imaginar e contribui para abrir novas perspectivas sobre os problemas a serem solucionados.

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