Mauá inaugura laboratório de microscopia eletrônica de varredura
Espaço conta com microscópio eletrônico de varredura de última geração, que pode realizar análises com até 1 milhão de vezes de ampliação
Em parceria do Centro de Pesquisa com a Tescan, a Mauá inaugurou seu novo laboratório de Microscopia Eletrônica de Varredura.
Os pesquisadores do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) já podem usufruir de um novo e moderno laboratório de microscopia eletrônica de varredura para inspeção de rotina dos materiais, nas áreas de motores, ensaios mecânicos, metrologia, construção de máquinas, biologia e microbiologia, alimentos, mecânica dos solos, biotecnologia, polímeros, compósitos, nanomateriais etc. Inaugurado em abril, o novo espaço está no Bloco R, sala 109, e tem a parceria da Tescan do Brasil Instrumentos Científicos Ltda., subsidiária da Tescan Orsay Holding, uma das principais fornecedoras do mundo de tecnologia no segmento de sistemas de microscopia eletrônica e iônica e de microtomografia de raios X.
O novo laboratório conta com equipamentos modernos e altamente precisos nas análises, como o microscópio eletrônico de varredura (MEV) de quarta geração VEGA LMU, comprado com verba da Fapesp num projeto multiusuário modalidade 2 (Processo FAPESP EMU 20/09163-3, vinculado à RTI 2019/25707-6). O equipamento conta com exclusiva e totalmente integrada tecnologia de imagem e análise química, o que abre um novo leque de suporte tecnológico para os diferentes trabalhos de pesquisa e de desenvolvimento científico-tecnológico da instituição.
O novo laboratório pode ser usado por diversas áreas de pesquisa e de análises.
“Com esse equipamento, conseguiremos fazer análises com até 1 milhão de vezes de ampliação, quando hoje chegamos a apenas mil vezes com os microscópios ópticos. Nossos pesquisadores, portanto, agora têm à disposição um instrumento de última geração que vai garantir melhor precisão nas análises. Esse microscópio eletrônico contribui com o estudo de topografia e fases de materiais”, reforça a professora doutora Viviane Tavares de Moraes, líder do Grupo de Pesquisas de Ciências e Engenharia de Materiais, do Departamento de Engenharia Mecânica da Mauá, coordenado pela professora doutora Susana Marraccini Giampietri Lebrão.
Entre os diferenciais do microscópio eletrônico VEGA LMU, está a combinação de imagens e a análise de composição elementar ao vivo numa única janela do software Essence™ da Tescan. “Essa combinação simplifica a aquisição de dados morfológicos e elementares da amostra, tornando esse instrumento uma solução analítica eficiente para a inspeção de rotina dos materiais nos laboratórios de controle de qualidade, análise de falhas e pesquisa”, conclui Viviane.
|