Evolução e novos caminhos dentro da Engenharia Mecânica
O Engenheiro Mecânico Fernando de Campos conta como suas aptidões adquiridas no Instituto Mauá de Tecnologia fortaleceram seu desenvolvimento profissional
O Engenheiro Mecânico Fernando de Campos afirma que as aptidões adquiridas na Mauá fortaleceram seu desenvolvimento profissional
Formado em 1991, na turma 26.000 de Engenharia Mecânica do Instituto Mauá de Tecnologia, Fernando de Campos passou por diferentes cargos em sua trajetória e, atualmente, ocupa o cargo de Vice-Presidente de Vendas Global para o cliente Stellantis, na Vibracoustic, uma empresa líder especialista mundial de autopeças. Com destaque na área, o executivo comanda o time da América, Europa e Ásia-Pacífico.
O VP conta que, desde muito pequeno, já era evidente seu amor pela Engenharia: "Eu gostava de descobrir como funcionavam as coisas; desmontar, montar, consertar, reformar era comigo mesmo! Matemática e Física sempre foram minhas matérias favoritas também. A única dúvida era cursar Engenharia Mecânica ou Elétrica. Mas finalmente pesou meu amor pelas máquinas e matérias da Mecânica." Mesmo vindo de uma família de administradores financeiros, Fernando conta que se inspirou muito em seu avô materno, imigrante espanhol, empreendedor e engenheiro por vocação, como relata.
A primeira experiência profissional do empresário foi como Consultor e Engenheiro de avaliações de empresas, na PriceWaterhouse, porém ansiava crescer ainda mais e desenvolver produtos e novas tecnologias. Dessa forma, no fim de seu primeiro ano de empresa, ingressou na Valeo, empresa fornecedora de autopeças, onde trabalhou com Engenharia de Projetos e Produtos e deu início a sua trajetória de 30 anos no setor de Indústria Automotiva. Passou também pela área de operações na Behr/Mahle, onde atuou como COO (Chief Operations Officer). Trabalhando com diversos clientes no setor, Fernando atuou em diferentes cargos, além de complementar seus conhecimentos como VP de Vendas e Projetos na Faurecia e no comando da Divisão de Exteriores, posteriormente ingressando na Vibracoustic como Presidente da América do Sul. Recentemente, em abril de 2021, tornou-se Vice-Presidente de Vendas Global para o cliente Stellantis na empresa.
Segundo o engenheiro, a formação de excelência do IMT fortaleceu seu caráter e fez com que ele desenvolvesse competências e hábitos essenciais para o sucesso profissional em diversas áreas. "A abordagem abrangente, mas nunca superficial, proporcionou-me uma visão ampla dos diferentes aspectos fundamentais relativos à engenharia e me fez descobrir minha outra paixão: a Administração de Empresas".
Dentre as características desenvolvidas no Instituto, Fernando destacou que a disciplina e a responsabilidade foram muito importantes para seu desenvolvimento. "A integridade, a ética e a resiliência são pilares essenciais muito incentivados nos alunos e eu aprendi isso". Ele conta que também construiu aptidões elementares como o pensamento sistêmico, lógico e crítico, as quais ele carrega até hoje em seu cotidiano.
Segundo o executivo, a Indústria Automotiva vive atualmente uma revolução com o desenvolvimento da tecnologia, com as tendências globais e a digitalização dos processos. Por esse motivo, o setor precisa inovar mais que nunca. "É necessário reconfigurar seus produtos, tecnologias, processos de trabalho, de manufatura também e, enfim, realizar uma reavaliação total do modelo de negócios, reinventando-se por completo".
Nesse sentido, em seu novo caminho, Fernando tem buscado manter-se cada vez mais atual para o mercado. Para isso, o executivo conta também que as aptidões desenvolvidas desde a sua graduação são muito importantes. "Estou-me empenhando em desenvolver essas habilidades num contexto global e apurando as competências adquiridas para me preparar para o próximo passo", finaliza o Engenheiro graduado no Instituto Mauá de Tecnologia.
|