INFOMAUÁ Mauá
edição 124 - Julho de 2021

Parcerias aproximam alunos da Mauá com empresas referências no mercado

Entre várias vantagens, os alunos têm a oportunidade de obterem certificação de mercado, personalizarem os seus currículos e serem bem-sucedidos na área de escolha

"Estamos sempre buscando parceiros que possam contribuir para a formação de nossos alunos", comenta o engenheiro Cláudio Luiz Foltran Rodrigues - Chefe da Divisão de Inovação e Qualidade do Centro de Pesquisas.

Ao longo dos quase 60 anos de existência, o Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) consolidou relevantes parcerias com renomadas empresas em diversas áreas e segmentos, aproximando das principais tecnologias do mercado os alunos. Atualmente, a Mauá possui 147 parceiros e, entre eles, cerca de 25 ativos, ou seja, realizando atividades com os alunos do Centro Universitário (CEUN) e desenvolvendo projetos com a equipe do Centro de Pesquisas (CP), tais como: o Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG-USP), Daimon, American Tower (ATC), AIquatro, ITAL, UNIFESP, Instituto de Física da USP (IF-USP), etc. 

"Estamos sempre buscando parceiros que possam contribuir para a formação de nossos alunos e participar das diversas ações realizadas pelo Centro de Pesquisas. Recentemente, fechamos parcerias com a SAE BRASIL, São Rafael, Huawei, Translift e Kore Wireless", comenta o engenheiro Cláudio Luiz Foltran Rodrigues - Chefe da Divisão de Inovação e Qualidade do Centro de Pesquisas.

Foltran também destaca duas parcerias extremamente importantes para a Mauá: a participação, por meio da Divisão de Inovação e Qualidade (DIQ), no projeto de construção do Telescópio Gigante de Magalhães (GMT), que está sendo realizado no Chile com o IAG-USP (Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas) e apoiado pela FAPESP, além do relacionamento com o Instituto de Física da USP (IFUSP).

"A construção do Telescópio tem proporcionado diversas oportunidades para as equipes de software do Núcleo de Sistemas Eletrônicos Embarcados (NSEE), comandada pelo prof. Dr. Vanderlei Parro, e para a área de simulação, comandada pelo prof. Dr. Joseph Saab. Já o relacionamento com o IFUSP é um projeto de longa duração que se integrará à rede internacional de pesquisas para viabilizar a termofusão como fonte limpa de energia dentro de duas décadas. O objetivo do projeto, upgrade do Tokamak,  é desenvolver tecnologia nacional inovadora que permitirá inserir o Brasil no cenário internacional de pesquisa na área de conhecimento de controle do plasma, essencial para viabilizar como fonte de energia, os professores Alessandro Santos (engenharia elétrica) e Ari Nelson (pós-graduação) são responsáveis pela gestão do projeto", reforça o engenheiro.

Engenharia de Computação

Com as parcerias, os alunos também têm a oportunidade de obter a certificação de mercado, aumentando as chances de serem bem-sucedidos na área de escolha

O curso de Engenharia de Computação também tem usufruído, nos últimos anos, de parcerias estratégicas, o que proporciona experiências e oportunidades únicas com renomadas empresas, tais como: Cisco, AWS, Microsoft, Google, Huawei, Oracle e IBM. Com as parcerias, é possível oferecer melhor infraestrutura de equipamentos e plataformas, auxiliando a condução de atividades didáticas, desenvolvimento de projetos e pesquisa.

"Alunos e docentes podem potencializar suas habilidades e competências  nas diversas áreas, tais como: computação em nuvem, ciência de dados, inteligência artificial, ciência de dados, segurança digital etc. Logo, poderemos ter profissionais mais capacitados e currículos personalizados que atendam melhor o mercado de trabalho", comenta o prof. Dr. Angelo Zanini, coordenador do curso de Engenharia de Computação do Instituto Mauá de Tecnologia.

A sinergia com as empresas parceiras de Tecnologia estimula ações de competições acadêmicas, hackathons, desenvolvimento de novos projetos, empreendedorismo e novos negócios, canais de oportunidades de emprego, proporcionando maior valor agregado à formação acadêmica e profissional. "Os alunos também têm a oportunidade de obter a certificação de mercado, aumentando as chances de serem bem-sucedidos na área de escolha", completa Zanini.

Instituto Mauá de Tecnologia - Todos os direitos reservados 2024 ©