Mauá finaliza dois novos laboratórios: Robótica e Ciência de Dados
Com reestruturação e inovação, o Instituto Mauá de Tecnologia prepara-se para receber seus alunos
Todos os alunos da Mauá poderão frequentar o ambiente com atividades e projetos especiais, colocando a mão na massa
Ainda neste ano, os alunos do Instituto Mauá de Tecnologia poderão aproveitar as mais diversas novidades na estrutura da faculdade. Entre elas, estão a finalização dos dois novos laboratórios, o de Robótica e o de Ciência de Dados. A reestruturação faz parte do espírito de inovação que a Mauá busca trazer cada vez mais para melhor atender seus alunos e oferecer as melhores condições para o aprendizado e criação de novas ideias.
Com as reformas, os alunos aproveitarão a nova sala de Robótica que, além de maior, apresentará uma estrutura inovadora e excelente não só para ser a casa da Equipe Kimauánisso, como para todos os alunos da Mauá. O Prof. Dr. Anderson Harayashiki, que, além de lecionar no curso de Engenharia de Controle e Automação e no ciclo básico dos cursos de Engenharia, também conduz a equipe de Robótica desde quando era aluno da Mauá, e contou como a ampliação do espaço trará benefícios para o avanço do time. "A equipe evoluiu muito desde quando eu e mais dois colegas criamos a Kimauánisso em 2004. Hoje a equipe possui mais de 40 integrantes entre alunos e professores, em época de competição, trabalhamos simultaneamente em mais de 20 projetos, são mais de 20 robôs diferentes que precisam receber manutenção e serem programados, por isso precisamos de espaço para poder trabalhar e testar com segurança nossos robôs, algo que o novo laboratório nos vai proporcionar".
Agora, esse novo ambiente contará com uma mesa com computadores de última geração que serão utilizados para projetar e programar os robôs, uma oficina mecânica e outra eletrônica com equipamentos e ferramentas para construir e dar manutenção a eles, além das arenas dedicadas para cada uma das categorias de robôs, das quais uma será utilizada como o novo Weblab de Robótica. "Como as diversas arenas presentes na nova sala seguem os mesmos padrões utilizados nos torneios de que participamos, poderemos testar nossos robôs em condições similares às que encontraremos nas competições, o que é muito positivo para a equipe", conta o professor.
Os alunos aproveitarão a nova sala de Robótica que, além de maior, apresentará uma estrutura inovadora e de excelência
Além disso, todos os alunos da Mauá poderão frequentar o ambiente com atividades e projetos especiais, colocando a mão na massa. "Pretendemos utilizar a nova sala em novos PAEs que poderão ser oferecidos a toda a comunidade Mauá e para colégios parceiros. O novo Weblab de Robótica também permitirá a promoção da Robótica para estudantes com difícil acesso à tecnologia". A equipe de Robótica, campeã de diversas disputas nacionais e internacionais, também conta com um time de Marketing que divulga os projetos, tanto para os outros alunos da Mauá, quanto para os interessados de fora do Instituto.
A sala será aberta e rodeada por vidro, o que ainda chamará mais atenção de outros alunos interessados nos projetos. Segundo o professor, essas novidades trarão uma energia nova para os alunos quererem renovar e criar coisas diferentes. "Mesmo durante um período de incertezas, a Mauá está aproveitando para fazer investimentos e melhorar uma estrutura que já era boa. A Mauá sempre foi o nosso grande patrocinador e investidor e, ao nos proporcionar essa nova estrutura, isso só nos motiva mais a continuar trabalhando e inovando para conseguirmos novas conquistas".
Além da novidade na sala de Robótica, o Instituto inaugurará o Laboratório de Ciências de Dados. A infraestrutura do novo espaço foi toda pensada para o conforto e melhor atendimento aos alunos. Com 24 áreas de trabalho, o laboratório conta com computadores de última geração, um servidor diferenciado, dois monitores para cada aluno, permitindo a análise de dados, gráficos e a programação. Além de ter uma estrutura de auditório em semicírculo para que os alunos possam assistir à aula e poder trabalhar em seus projetos.
A equipe de arquitetura que reformulou o espaço inspirou-se também em startups de tecnologia, conversando com desenvolvedores que preferem um ambiente não muito claro por passarem muito tempo analisando códigos e informações. Isso influenciou a ambientalização do laboratório também que, com cores modernas e luz reduzida, dará mais conforto aos alunos no momento de trabalho.
O Prof. Me. Tiago Sanches, que leciona na área de Engenharia de Computação e é Coordenador do Minor de Ciência de Dados, contou que essa reconstrução do laboratório tem sido pensada desde junho de 2019, quando ocorreram as primeiras reuniões sobre as reformas no bloco D e elas começaram de fato no ano passado. Agora, o espaço possui uma estrutura muito moderna que poderá ser aproveitada pelos alunos dos outros cursos. "Essas salas também serão utilizadas pelas turmas de Pós-Graduação. Hoje existem cerca de 50 alunos no programa todo de Ciência de Dados e Inteligência Artificial. De fato, é uma aquisição muito feliz pela Mauá, porque os alunos verão a diferença de infraestrutura. Aquele espaço será um ambiente que, ao mesmo tempo, é inovador e aconchegante", acrescenta Sanches.
A novidade no novo laboratório também motivará os alunos no retorno ao IMT depois das aulas on-line por causa da pandemia. Segundo o coordenador, o foco principal do espaço é Ciência de Dados e Inteligência Artificial e essa área, por si só, agrega as outras diversas engenharias que poderão utilizar o ambiente. "Ao chegarem e verem uma sala de aula, basicamente, um laboratório novinho e com um formato completamente novo com proposta inovadora e equipamentos de ponta, com certeza eles estarão mais motivados. E a ideia é esta: que não somente as aulas sejam ministradas lá, mas também os alunos queiram estar nesse ambiente, porque é um espaço gostoso de ficar, de se trabalhar, fazer monitoria, iniciação e diversas atividades e projetos", relata.
Com a finalização da reestruturação dos novos laboratórios, o Instituto Mauá de Tecnologia prepara-se para receber os alunos nas aulas presenciais e para inovar na preparação das instalações cada vez mais modernas e adequadas para o futuro.
|