Retrospectiva: Em 2020, Mauá movimentou ambiente virtual com eventos on-line
Ao longo do ano, Instituto adaptou com sucesso a agenda de ações e manteve forte engajamento do público interno e externo.
Ana Beatriz, gerente de marketing da Mauá, explica mais sobre os eventos on-line e como a Mauá se adaptou com sucesso aos desafios do ano.
Adequar a extensa agenda de ações e eventos do calendário anual para a realidade que se impôs foi um dos desafios que o Instituto Mauá de Tecnologia enfrentou neste 2020. E, com dedicação e criatividade, conseguiu superar as adversidades e oferecer aos públicos interno e externo eventos no formato on-line com qualidade, transmitir conteúdos robustos e engajar os participantes, mesmo a distância.
Ana Beatriz G. Grimaldi, gerente de Marketing da Mauá, conta que em 2020 foram promovidos pela Mauá aproximadamente 140 eventos on-line, em substituição às ações presenciais.
Ainda no primeiro semestre, a Academia de Professores da Mauá realizou a Semana de Capacitação Docente totalmente virtual, mediada por tecnologia. Os encontros on-line foram voltados para o corpo docente com o propósito de abordar temas importantes para o momento e integrar os novos profissionais.
Em junho, foi a vez da 1.ª Feira Virtual de Estágios no formato de lives no Instagram. Nela, representantes de renomadas empresas e portais de vagas trouxeram dicas e informações importantes relativas a estágios e oportunidades.
O relacionamento do Instituto com as escolas de Ensino Médio também precisou ser adequado. Em setembro, o tradicional Hands-On, que oferece aos vestibulandos a oportunidade de conhecer melhor a Mauá, foi realizado de forma 100% virtual. Ao longo de cinco dias, os interessados puderam se informar sobre os cursos, inteirar-se sobre os diferenciais e valores da instituição e tirarem suas dúvidas por meio de workshops e interações práticas ao vivo, no formato webinar.
Também as atividades normalmente oferecidas às escolas de Ensino Médio foram migradas para o on-line. Para manter vivas as parcerias com colégios, que permitem que os estudantes tenham uma amostra da vivência no ensino superior, a equipe Mauá desenvolveu atividades que poderiam ser acompanhadas a distância, dando atenção especial à preservação da interatividade dos estudantes com os professores.
O evento Hands-On Mauá teve sua primeira edição totalmente on-line.
Em novembro, foi a vez de os alunos da Mauá invadirem o ambiente virtual com a tradicional Eureka, evento no qual os formandos têm a oportunidade de apresentar ao público externo o resultado de seus Trabalhos de Conclusão de Curso. Em três dias, cerca de 180 projetos foram apresentados por meio de lives, vídeos, plantões de dúvidas e banners.
Além disso, parte do conhecimento desenvolvido na Mauá foi partilhado com o público em geral numa extensa agenda de lives e webinars, distribuídos ao longo dos meses, com a abordagem de temas diversos, sempre relevantes para a sociedade atual.
Com esses eventos, a Mauá mostrou mais uma vez estar conectada com as mudanças e pronta para levar o conhecimento à comunidade por todos os canais disponíveis, superando todos os desafios.
|