INFOMAUÁ Mauá
edição 119 - Dezembro de 2020

Conquistas 2020

Concurso Fábricas Virtuais

Apesar dos obstáculos, 2020 foi um ano de muitas conquistas para o Instituto Mauá de Tecnologia. Os alunos e docentes da Mauá destacaram-se em diversas premiações, mostrando à sociedade não apenas o alto nível do conhecimento produzido dentro da instituição, mas também os valores e a qualidade dos estudantes que em breve estarão no mercado de trabalho.

No primeiro semestre, o reconhecimento aos trabalhos elaborados na Mauá teve início no concurso Fábricas Virtuais, lançado pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). Nele foi premiado o professor Leonardo Chwif, da Engenharia de Produção do Instituto Mauá de Tecnologia, com um projeto de destaque entre as melhores propostas de simulações de linhas de produção em plataformas digitais.

TCC/IC 2020 Tecnologia em Geossintéticos TCC/IC 2020 Tecnologia em Geossintéticos

Em junho, a Mauá foi premiada pela quarta vez no Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente, no segmento de Educação. A instituição foi reconhecida pela qualidade e excelência no atendimento prestado aos clientes e sociedade em geral por meio dos seus canais de comunicação (0800, e-mail, chat, WhatsApp e redes sociais).

Julho trouxe ainda mais distinções à Mauá, em diferentes áreas. No Prêmio "TCC/IC 2020 Tecnologia em Geossintéticos", realizado em conjunto pela IGS Brasil  e pelo CTG-Abint, a aluna do quinto ano de Engenharia Civil do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), Mayara Palácio Ercolini, conquistou a primeira colocação na categoria Iniciação Científica. Orientada por Fernando Luiz Lavoie, professor de Engenharia Civil do Instituto Mauá de Tecnologia, Mayara realizou um estudo sobre a durabilidade de geomembrana de PEAD (polietileno de alta densidade) aplicada em lagoa de chorume.

ENEB 2020 ENEB 2020

No mesmo mês, o Time Enactus Mauá conquistou no ENEB 2020 (Evento Nacional Enactus Brasil) o Prêmio ODS na categoria "Saúde e Bem-Estar". Enactus, que é uma organização internacional sem fins lucrativos dedicada a inspirar os alunos a melhorar o mundo por meio da Ação Empreendedora, reconheceu o projeto Fiapo-por-Fiapo, que promove o empoderamento feminino com o artesanato.

A Engenharia Civil e a Engenharia Química também foram premiadas em 2020. A Engenharia Civil ficou entre os três primeiros colocados no 2.° Concurso CBCA para estudantes de Engenharia 2020, sendo a única instituição particular. Os estudantes criaram um projeto estrutural e um esquema de montagem de uma ponte rodoviária de aço ou mista de aço e concreto, com o desafio de elaborar o projeto de uma segunda ponte ligando o Brasil ao Paraguai em Foz do Iguaçu. Fábio Prado, professor de Engenharia Civil da Mauá, foi o orientador dos alunos que participaram do concurso.

Prêmio CRQ IV Prêmio CRQ IV

A Engenharia Química, por sua vez,  conquistou o Prêmio CRQ IV com o trabalho "Reciclagem eletroquímica de dióxido de carbono com produção de etileno". O projeto foi realizado pela equipe do Laboratório de Micro-ondas, com especial dedicação das alunas Camilla Fernandes, Flávia Yumi Tsushima do Nascimento e Vanessa Cassano Zocchio,  sob a orientação do professor Luiz Alberto Jermolovicius. O Prof. Jermolovicius liderou o projeto até 2019, quando se aposentou.

Reconhecendo também os valores ensinados pela Mauá a seus alunos e sua preocupação constante em oferecer soluções para os grandes problemas da sociedade, o Instituto foi um dos vencedores do Prêmio Selo de Mérito 2020 do ABC Habitação e Fórum Nacional de Secretários de Habitação e Desenvolvimento Urbano (FNSHDU), na categoria "Parceria de órgãos públicos e iniciativa privada". A conquista foi resultado do projeto Melhorias Ambientais e de Habitabilidade em Núcleos Irregulares, cujo objetivo é proporcionar melhores condições do ambiente urbano utilizado pela população do núcleo habitacional irregular, instalado na área conhecida como "Núcleo DER", em São Bernardo do Campo, em São Paulo.

Projeto Selo do Mérito 2020 Projeto Selo do Mérito 2020

Em setembro,  a Mauá foi aceita no Programa GCSP (Grand Challenges Scholars Program) da National Academy of Engineering, cujo objetivo é desenvolver competências específicas em futuros profissionais, no caso de Engenharia, Design e Administração em formação no Centro Universitário, para enfrentar os problemas mais relevantes da Humanidade. 

E em outubro, a ex-aluna do curso de Engenharia Química, Marcela Rosado Orellana, foi escolhida a "Jovem Executiva do Ano" pela Associação Mundial de GLP (World LPG Association). A iniciativa aponta, todos os anos, mulheres que se destacam no mercado de GLP (Gás).

Jovem Mulher do Ano no Mercado de GLP Jovem Mulher do Ano no Mercado de GLP

A Mauá também obteve destaque nas avaliações dos cursos de Graduação. No Guia da Faculdade 2020 - Quero Educação, a Instituição conquistou 41 estrelas, com destaque para o curso de Engenharia de Alimentos considerado o melhor curso privado na Região Sudeste e para o curso de Engenharia Eletrônica avaliado como o melhor curso privado no Estado de São Paulo.   No ENADE, todos os cursos foram bem avaliados, com destaque para Engenharia de Produção, que recebeu pela segunda vez a nota máxima na avaliação, conceito 5. Na avaliação individual do ENADE, Rafael de Carvalho Cavalcanti, que por  ocasião da prova, em 2019, era aluno do último ano de Engenharia Mecânica do IMT, obteve a melhor nota no Estado de São Paulo, com 78,6, resultado que o classifica também como o melhor desempenho do Brasil entre os alunos de instituições particulares e Centros Universitários.

Para fechar o ano, a Mauá conquistou o selo de Responsabilidade Social ABMES 2020-2021, por participar da Campanha da Responsabilidade  Social do Ensino Superior Particular promovido pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior - ABMES.

Parabéns aos alunos da Mauá e ao corpo docente pelo ano de muitos êxitos. Que essas vitórias inspirem as próximas turmas a irem além!

Instituto Mauá de Tecnologia - Todos os direitos reservados 2024 ©