INFOMAUÁ Mauá
edição 118 - Novembro de 2020

Egresso da Engenharia Elétrica fala sobre carreira no Setor Automotivo

Ex-aluno da Mauá, Douglas Barthman, conta como construiu trajetória de 19 anos no Grupo Bosch

Ex-aluno da Mauá, Douglas Barthman,  fala sobre carreira construída no Grupo Bosch

Atuar com o que existia de mais avançado em termos de tecnologia e inovação foi o que motivou Douglas Barthman a buscar o curso de Engenharia Elétrica com ênfase em Eletrônica no Instituto Mauá de Tecnologia. Com essa formação, ele ingressou no Grupo Bosch e lá construiu uma carreira sólida de 19 anos, com passagem por diferentes áreas.

Barthman concluiu o curso em 2001 e logo ingressou no Programa de Trainees da Bosch, onde realizou projetos envolvendo redução de custos e desenvolvimento de produtos. Uma vez dentro da empresa, passou a investir em novas formações e ampliar seus conhecimentos (pós-graduação em Gestão e Estratégia de Empresas, especializações em Comércio Exterior, além de outros cursos) e, com isso, exerceu diferentes funções.  

Durante um período em Stuttgart, na Alemanha, atuou na área de Controle de Vendas. De volta ao Brasil, especializou-se e atuou na área de Precificação, passou a Auditor de Processos Técnicos/Comerciais (Vendas, Compras, Financeiro, Contabilidade, Desenvolvimento, Projetos, Segurança etc.), para depois se tornar Gestor de Contas de Montadoras na área de Vendas da Divisão de Powertrain.

Essas experiências adquiridas levaram-no a seu cargo atual de Gerente Corporativo de Vendas América Latina, para todas as Divisões de Mobilidade da Bosch, atualmente com foco em três grandes montadoras.

"Meu trabalho consiste em fazer a gestão do negócio entre o Grupo Bosch na América Latina e essas montadoras, garantindo a excelência no atendimento ao cliente com produtos e serviços de alta qualidade e tecnologia, além de estabelecer metas, gerenciar resultados, volumes de vendas e fazer o planejamento de acordo com tendências de mercado, indicadores econômicos etc., sempre fazendo o alinhamento entre a nossa região e as outras regionais da empresa em países como Alemanha, Estados Unidos, Coreia e China, principalmente", conta.

Para ter sucesso nessa área, ele afirma ser necessário ter raciocínio lógico, competências de negociação, compreensão das relações e conexões entre as diversas áreas e processos e entre as características e peculiaridades do seu negócio, o mercado local e o mercado global. Além disso, aconselha buscar atualização constante e desenvolver capacidades de adaptação e resiliência.

Parte dessas habilidades podem ser atribuídas à sua formação. Entre os diferenciais do ensino da Mauá, Douglas afirma ter aprendido ali que poderia fazer qualquer coisa, contanto que focasse e se dedicasse. "Não importava quão complicado ou difícil fosse um assunto durante esse curso, bastava estudo, pesquisa e esforço para atingir o objetivo". Além disso, ele destaca a importância do ensino de ponta do Instituto. "A Mauá me desafiou constantemente durante todo o período do curso, desenvolveu minha sede por conhecimento e meu raciocínio lógico".

Para quem entrará no mercado de trabalho no setor automotivo, o ex-aluno alerta que não é possível se acomodar. "É preciso se preparar para enfrentar um mundo cada vez mais incerto, ambíguo e complexo, e estar pronto para se adaptar e encarar qualquer tipo de desafio advindo dessa realidade". Mas também deixa um recado adicional para as novas gerações que pretendem seguir carreira nesse mercado: "Jamais devem se esquecer de compartilhar suas habilidades com o próximo, e contribuir para - de fato - tornarem o mundo um lugar melhor, mais justo e mais pacífico".

Instituto Mauá de Tecnologia - Todos os direitos reservados 2024 ©