INFOMAUÁ Mauá
edição 118 - Novembro de 2020

Mauá conquista Prêmio Selo do Mérito 2020 em habitação

Projeto Melhorias Ambientais e de Habitabilidade em Núcleos Irregulares envolveu 24 pessoas dos cursos de Engenharia, Administração e Design

Projeto visou proporcionar melhores condições do ambiente urbano utilizado pela população do núcleo habitacional irregular conhecido como "Núcleo DER"

O Instituto Mauá de Tecnologia foi um dos vencedores do Prêmio Selo de Mérito 2020, oferecido por ABC Habitação e Fórum Nacional de Secretários de Habitação e Desenvolvimento Urbano (FNSHDU). O reconhecimento deu-se  na categoria "Parceria de órgãos públicos e iniciativa privada" ao projeto Melhorias Ambientais e de Habitabilidade em Núcleos Irregulares.

O projeto, com início em 2019, teve como objetivo proporcionar melhores condições do ambiente urbano utilizado pela população do núcleo habitacional irregular de propriedade da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU), em São Bernardo do Campo, instalado na área conhecida como "Núcleo DER". Ele foi desenvolvido em parceria entre a Secretaria de Habitação de São Bernardo do Campo (SEHAB) e o Centro de Pesquisas da Mauá.

No Instituto, foi envolvida uma equipe multidisciplinar de 24 pessoas dos cursos de Engenharia, Administração e Design, incluindo professores, pesquisadores, consultores e alunos em torno do mesmo desafio. Também participaram representantes de entidades estudantis internas como a Mauá Social.

Equipe técnica responsável pelo projeto vencedor do Prêmio Selo de Mérito 2020

O Prof. Eduardo Linzmayer, coordenador do projeto, professor e pesquisador do Instituto Mauá de Tecnologia, destaca que o trabalho foi ao encontro de um dos principais valores da instituição, que é a missão de empregar talentos e recursos em causas que impactem positivamente a sociedade. "Além disso, o tema é muito importante por estar relacionado com a Habitação Social de Comunidades, destacando-se para um novo segmento de estudos e pesquisas aplicadas da Engenharia e Arquitetura de cunho social."

O projeto foi dividido em quatro etapas, utilizando metodologias inovadoras. O trabalho teve início com a realização de aerolevantamentos e escaneamento de todas as fachadas, utilizando-se drones e equipamento de escaneamento laser manual. Em seguida,  identificaram-se os imóveis e moradias, mediante fixação de selos codificados e, então, a realização dos cadastramentos censitários dos moradores da comunidade com o auxílio de aplicativos on-line e a utilização de smartphones.

Por fim, na quarta etapa foram processados todos os dados coletados em campo e a equipe observou a existência de algum equívoco no cadastro ou nas plantas.

O produto final envolveu a elaboração de um Relatório Técnico Social, incluindo todos os dados desenvolvidos, links com documentos eletrônicos gerados no projeto e a elaboração de cartilhas educativas escritas em linguagem simples, entregues para aplicação na Comunidade. "Além de oferecer ferramentas para melhorar as condições nesse local, o projeto permitirá que a Mauá replique e reproduza as ações em outras regiões, favorecendo muitos habitantes em situações de fragilidade habitacional, social e de segurança", conclui prof. Linzmayer.

Instituto Mauá de Tecnologia - Todos os direitos reservados 2024 ©