INFOMAUÁ Mauá
edição 118 - Novembro de 2020

Mauá é escolhida pela American Tower Company como Centro de Referência em IoT

Parceria vai permitir levar soluções desenvolvidas pelo Instituto a todo o mundo

American Tower Company escolheu a Mauá para fazer parte de sua rede de parceiros

O Instituto Mauá de Tecnologia é um dos onze Centros de Referência escolhidos pela American Tower Company (ATC) para desenvolver parcerias em IoT (Internet of Things). A união vai permitir a expansão da cobertura de conectividade, proporcionando maior escalabilidade às soluções e às aplicações desenvolvidas pelo Centro de Pesquisas e pelo Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia.

A ATC é um modelo de negócio que oferece sites de comunicação com todo o suporte e infraestrutura para manter pessoas e indústrias ligadas e em contato.

"Nossa ligação com a ATC existe há algum tempo, mas a escolha da Mauá como um dos centros de referência vai estreitar essa relação. A ATC possui a tecnologia em IoT, mas precisa da academia para desenvolver as soluções com base nessa tecnologia, por isso teremos, a partir de agora, a oportunidade de aprofundar essa relação de forma simbiótica", afirma o Prof. José Carlos de Souza Junior, Reitor do Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia.

Para o Engenheiro Fernando Martins, responsável pela Divisão de Eletrônica e Telecomunicações do Centro de Pesquisas do Instituto Mauá de Tecnologia, as soluções desenvolvidas pela Mauá devem ganhar proporções nacionais e ser viáveis tanto na esfera acadêmica quanto na industrial e comercial. "Elas poderão ser cadastradas simultaneamente no servidor do próprio Instituto Mauá de Tecnologia e no servidor LoRaWAN da American Tower Company (Everynet), fazendo com que os sensores da Mauá cheguem às grandes capitais e cidades brasileiras".

Resultados já obtidos com IoT e o LoRaWAN

Um exemplo prático realizado em 2017 foi o TCC de Inteligência Artificial em IoT aplicado a Hidrômetros. No trabalho propôs-se o uso de tecnologias inovadoras como a nuvem, Inteligência Artificial, LoRa e IoT, na redução de perdas de água e gastos com manutenção de tubulações. Foram criadas análises nas condições de vazão tornando possível prevenir falhas e vazamentos que hoje são dificilmente detectados, gerando economia monetária e contribuindo para maior sustentabilidade do campus. Mais informações podem ser acessadas no site: https://smartcampus.maua.br.

Instituto Mauá de Tecnologia - Todos os direitos reservados 2024 ©