INFOMAUÁ Mauá
edição 117 - Outubro de 2020

Ex-aluna de Engenharia Química da Mauá fala sobre carreira na área ambiental

Formada em 2002, Carolina Harue Nakamura destaca importância do ensino prático e qualidade do corpo docente

Formada em Engenharia Química, Carolina Harue Nakamura construiu carreira na área ambiental

A área ambiental foi o caminho escolhido por Carolina Harue Nakamura logo depois de sua formação em Engenharia Química pelo Instituto Mauá de Tecnologia. Desde os primeiros passos em sua carreira, a engenheira passou a atuar em consultoria e gerenciamento de projetos e reconhece no aprendizado adquirido na graduação alguns dos fatores fundamentais para seu sucesso profissional.

Nakamura passou pela Mauá entre 1997 e 2002 e foi rapidamente envolvida pela área ambiental, um setor cada vez mais relevante para empresas de diversos segmentos. A engenheira atua na COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos. “Meu trabalho está focado basicamente em avaliação de qualidade da água de rios e reservatórios e no emprego de modelos matemáticos de qualidade da água, uma ferramenta utilizada para auxiliar a gestão dos recursos hídricos”, conta.

Para se aprofundar na área de interesse, Carolina Nakamura deu continuidade aos estudos, com especialização em Engenharia de Controle da Poluição Ambiental na USP, mestrado em Engenharia Civil e Ambiental na UNESP e, no momento, é doutoranda também em Engenharia Civil e Ambiental pela UNESP.

Ela afirma que, para se destacar nesse setor, foi preciso ter muita dedicação e ressalta outras competências relevantes para o trabalho. “Como elaboramos muitos relatórios técnicos, é preciso ter uma boa desenvoltura na escrita, além de um ótimo relacionamento interpessoal e estar sempre atento às novidades do mercado.”

Além disso, para estar apta a gerenciar projetos complexos, disciplina foi essencial - uma habilidade que ela afirma ter sido bem desenvolvida durante a graduação. “A Mauá, por meio dos mestres com grande vivência acadêmica, ensinou-me ser preciso muita organização para executar os projetos com excelência, dentro do período estabelecido, além de estar sempre sintonizada com o que acontece ao meu redor.”

A Mauá também deixou sua marca ao oferecer ensino teórico aliado à prática que, segundo a engenheira, constitui uma base importante para sua formação. “A Mauá Jr., empresa júnior composta por alunos com a orientação de professores, ajudou-me a entender o funcionamento do mercado de trabalho”, diz Carolina. “Outro diferencial é a formação social que a Mauá oferece, incentivando os alunos a realizarem trabalhos voluntários.”

Instituto Mauá de Tecnologia - Todos os direitos reservados 2024 ©