INFOMAUÁ Mauá
edição 117 - Outubro de 2020

Alunos de Engenharia da Mauá destacam-se nas premiações CRQ IV e CBCA

Premiações destacam excelência da Mauá nos cursos de Engenharia Química e Engenharia Civil

O Instituto Mauá de Tecnologia continua destacando-se em premiações, reforçando a excelência do ensino, a qualidade de seu corpo docente e a importância do ensino da teoria aliado à prática.

Prêmio CRQ IV

Equipe do Laboratório de Micro-Ondas venceu o Prêmio CRQ IV na categoria Engenharias da área Química

O reconhecimento mais recente foi o Prêmio CRQ IV, oferecido pelo Conselho Regional de Química, na categoria Engenharias da área Química. O vencedor foi o trabalho “Reciclagem eletroquímica de dióxido de carbono com produção de etileno”, realizado pela equipe do Laboratório de Micro-Ondas, com especial dedicação das alunas Camilla Fernandes, Flávia Yumi Tsushima do Nascimento e Vanessa Cassano Zocchio, e sob a orientação do professor Luiz Alberto Jermolovicius.

Esta é a quarta vez que o Prêmio CRQ-IV é dado a um trabalho orientado pelo professor Jermolovicius (2009, 2013, 2016 e 2020). Ele liderou o projeto vencedor até 2019, quando se aposentou.

O trabalho apresenta formas de reduzir e até eliminar a geração de dióxido de carbono (CO2), para evitar impactos sobre a atmosfera do planeta e sobre a saúde humana. “O estudo demonstra um método de reciclagem química do CO2, utilizando-o para a produção de etileno por meio de redução eletroquímica, com potencial obtenção de ganhos ambientais e econômicos”, detalha Jermolovicius. O professor explica ainda que a viabilidade técnica para a produção do etileno foi comprovada em laboratório, mas são necessários estudos mais aprofundados para se determinar o custo efetivo de uma produção em larga escala.

Criado para incentivar a pesquisa na área Química entre estudantes de diferentes cursos técnicos e superiores do Estado de São Paulo, o Prêmio CRQ-IV é dividido em três modalidades: Química de Nível Médio, Química de Nível Superior e Engenharias da área Química.

CBCA

Alunos da Mauá ficaram entre os três primeiros colocados no 2.º Concurso CBCA com projeto estrutural de ponte ligando o Brasil ao Paraguai

Outro destaque foi conquistado pelos alunos de Engenharia Civil da Mauá, que ficaram entre os três primeiros colocados no 2.º Concurso CBCA para estudantes de Engenharia. A Mauá foi a única instituição particular a ficar entre as primeiras posições.

Nesse concurso, os estudantes foram desafiados a criar um projeto estrutural de uma segunda ponte ligando o Brasil ao Paraguai, em Foz do Iguaçu.  Fábio Prado, professor de Engenharia Civil da Mauá e orientador dos alunos que participaram do concurso, conta que a equipe fez um projeto de uma ponte em arco utilizando predominantemente o aço para vencer um vão de 495 metros e uma extensão total de 760 metros. “Os alunos tiveram de buscar conhecimento em todas as disciplinas, desde o primeiro ano do curso até o último, apesar de a maioria dos integrantes já estar no penúltimo ano da graduação”.

Instituto Mauá de Tecnologia - Todos os direitos reservados 2024 ©