INFOMAUÁ Mauá
edição 114 - Julho de 2020

Sucesso na área financeira teve início na engenharia da Mauá

Ex-aluno, Carlos Zanvettor, conta como a passagem pelo Instituto firmou as bases para sua carreira

Ex-aluno, Carlos Zanvettor, acredita que a passagem pela Mauá influenciou sua carreira ao estimular cooperação e busca por soluções efetivas.

O curso de Engenharia Elétrica com ênfase em Eletrônica foi apenas o começo da carreira de Carlos Zanvettor, que levou a experiência adquirida no Instituto Mauá de Tecnologia para a área financeira. Hoje, o ex-aluno destaca-se empreendendo no setor e acredita que sua formação foi essencial para a trajetória que seguiu.

Carlos passou, de 1984 a 1988, pela então Escola de Engenharia Mauá. "Eu já havia estudado Eletrônica no Ensino Médio, na Escola Técnica Federal de São Paulo, então a paixão pelas ciências exatas e pela tecnologia me acompanhava praticamente desde a infância", conta. Foi um professor do Ensino Médio quem lhe indicou a Mauá e inspirou a escolha da faculdade.

Para ele a qualidade do ensino da Mauá ecoou em toda a sua carreira, inclusive depois da mudança para a nova área de atuação. "Mesmo eu tendo continuado meu desenvolvimento acadêmico em cursos de pós-graduação nas áreas de Economia e Finanças, ficou manifesta em mim a atitude e a 'estrutura mental do engenheiro'. A analogia é que o meu hardware foi forjado na Mauá como ‘de engenheiro', depois ampliado pelo software de economia e finanças".

Na prática, parte dessa base foi forjada durante o curso, em situações cotidianas que estimulavam a busca soluções e resultados excelentes e efetivos, e da cooperação na forma de executar. Outro diferencial da Mauá, segundo Carlos, foi a oportunidade de conviver intensamente com pessoas de grande competência e caráter - dos mestres e colaboradores aos colegas e amigos.

Terminado o curso, Carlos Zanvettor atuou como consultor da Andersen Consulting (atual Accenture) por nove anos. "Os 15 anos seguintes foram dedicados ao grupo Itaú Unibanco, onde aprendi muito sobre a atividade bancária, o risco de crédito e a indústria de pagamentos.

Na sequência, fui CEO na Rio Bravo Investimentos e na Guide Investimentos e atuei no mercado de capitais, inclusive no segmento de private equity e gestão de investimentos, por mais seis anos."

Aos aprendizados de base adquiridos na Mauá, o engenheiro somou estudos na Kellogg Graduate School, no IBMEC e no Swiss Finance Institute. E, mais recentemente, decidiu empreender no segmento de fintech e está prestes a inaugurar um novo projeto. "Com meus sócios e uma equipe que se inspira em grande parte dos mesmos valores da Mauá, estou preparando o lançamento de uma plataforma de serviços financeiros voltada para a cadeia do varejo e os consumidores das classes B/C/D, prevista para o segundo semestre deste ano".

Instituto Mauá de Tecnologia - Todos os direitos reservados 2024 ©