INFOMAUÁ Mauá
edição 110 - Março de 2020

Perspectivas econômicas: saiba o que esperar em 2020

Com um começo ainda em aquecimento e acontecimentos externos e internos interferindo de alguma forma no crescimento do País, professor da Mauá destaca as previsões para 2020

Prof. Ricardo Balistiero acredita em um 2020 positivo em alguns indicadores como emprego formal e consumo.

Mais um ano novo chegou. Com ele, expectativas positivas de melhorias econômicas começam a ser geradas em todo o País. Porém, no primeiro mês de 2020, a Secretaria do Tesouro Nacional trouxe uma notícia preocupante: confirmou que as contas do governo, em 2019, apresentaram um déficit bem expressivo - pelo sexto ano consecutivo.

Por isso, para entendermos mais sobre o assunto, conversamos com o coordenador do curso de Administração do Instituto Mauá de Tecnologia, professor Ricardo Balistiero. Segundo o especialista, por mais que o cenário tenha sido negativo no fechamento do ano anterior, como avaliação para 2020 ele afirma que a previsão é de um crescimento mais acelerado em relação às taxas obtidas em 2018 e 2019.  

Para o prof. Balistiero, os brasileiros ainda não vão perceber melhorias nos três primeiros meses do ano, uma vez que o período será de ajustes em função dos desdobramentos decorrentes de festas de fim de ano e do Carnaval, por exemplo.  Porém, no decorrer de 2020, será possível notar uma discreta evolução em alguns indicadores, como o emprego formal e consumo.

Em 2020, o professor destaca que alguns efeitos podem determinar as melhorias econômicas. "A expectativa é que o mercado interno possa reagir em 2020, em função de baixa inflação e dos juros baixos. Porém as tensões externas podem gerar impactos nas previsões de crescimento. Merecem atenção os efeitos do Coronavírus, as eleições nos EUA, o Brexit e as tensões na América Latina. Todos esses fatores serão determinantes para definir o comportamento da nossa economia", pontua o professor.

Economia do Brasil deve ficar atenta com fatores externos como o COVID-19, Eleições nos EUA e outros fatores determinantes para 2020.

Segundo o especialista, Infraestrutura com destaque para transportes, energia elétrica, saneamento e telecomunicações serão os setores que estarão com mais probabilidade de crescimento no País.

"As questões políticas internas podem gerar incertezas e retardar o aporte de capitais externos. As investigações em torno do filho do Presidente, bem como a falta de uma base de apoio consolidada no Congresso, aliada às eleições municipais do segundo semestre e as polêmicas desnecessárias contra grupos domésticos e internacionais, podem impactar o cenário econômico e alterar negativamente as expectativas dos agentes, reduzindo a perspectiva de crescimento para as previsões mais pessimistas (em torno de 2%)", destaca o professor.

Instituto Mauá de Tecnologia - Todos os direitos reservados 2024 ©