Ex-aluno da Mauá conta trajetória de sucesso de mais de 20 anos na GM
Tendo passado por unidades da empresa no mundo todo, hoje o engenheiro formado pela Mauá é Diretor Executivo de Marketing do Mercosul
Hermann Mahnke, Diretor Executivo de Marketing da GM Mercosul, acredita que a escolha profissional é essencial na busca pela felicidade e sucesso.
Quando optamos por uma carreira profissional, queremos dois itens indispensáveis: a felicidade e o sucesso. Foi esse o pensamento que levou Hermann Mahnke a trilhar o caminho que o levou a ser Diretor Executivo de Marketing da GM Mercosul.
Por se identificar com o mundo das Exatas, quando escolheu o curso para graduação, Mahnke optou pelo curso de Engenharia Mecânica. E por que escolheu a Mauá? Segundo o egresso, a afinidade com a instituição foi muito rápida, e seu irmão também havia cursado a Mauá. Hermann ficou encantado com a infraestrutura do Campus de São Caetano do Sul, que o lembrou muito de universidades do exterior.
Sua trajetória profissional começou no estágio, a princípio na área comercial. "A minha entrada no mercado de trabalho mostra a importância da bagagem de um engenheiro. Na formação, por mais que a gente escolha uma única carreira, somos treinados a pensar 'fora da caixa' e termos resiliência, o que possibilita trabalharmos em diversos segmentos", analisa ele, enquanto destaca a importância da Mauá para a descoberta das oportunidades, inclusive de empreendedorismo, que surgiram para ele. "Minha conexão com a área comercial foi grande e, principalmente, certeira. Ainda como estagiário, já me identifiquei e foi então que quis seguir esse caminho."
Carreira na GM
Sua carreira na GM do Brasil começou logo depois de sua formação, em 1997. Desde então, atuou em diversas áreas da empresa no Brasil e no exterior. Iniciou na divisão de caminhões e logo assumiu a coordenação da previsão de vendas da empresa no Brasil. No Marketing, sua primeira função foi na coordenação do gerenciamento da marca S10. Foi transferido para os EUA, onde morou por três anos, para coordenar comunicação para a América do Sul, África e Oriente Médio.
Nesse período, aproveitou para cursar MBA no Instituto de Tecnologia de Nova Iorque.
Em sua volta ao Brasil, assumiu a gerência de Marketing de Varejo, onde implantou novas mecânicas promocionais e depois passou a diretor de Marketing do Produto. Mahnke também foi Presidente da GM Chile, Peru e Bolívia, onde conduziu consistentes melhorias no cenário comercial da operação. Atualmente é Diretor de Marketing Mercosul, liderando mais de 65 funcionários de diferentes segmentos.
No dia a dia, Hermann tem uma agenda bastante expressiva, seguindo à risca toda a dinâmica estabelecida. Porém, como lida com um setor muito "quente", às vezes enfrenta imprevistos que exigem adaptações. O egresso também conta que, no decorrer do ano, precisa participar de reuniões em diferentes locais da América Latina, na China e nos EUA.
Para Hermann, o sucesso exige também encontrar tempo para ficar com a família. "Tenho uma semana bem intensa, mas faço questão de passar o fim de semana com minha família. Sou pai de três filhos e gosto de ir ao interior ficar com eles. É importante não perdermos esse convívio", destaca.
Para quem se inspirou
Com uma carreira brilhante, Herman destaca que é importante sentir-se feliz com suas escolhas e, depois, as conquistas vêm naturalmente. "Sou grato por toda a trajetória que venho trilhando. Desde a graduação, que foi um marco na minha vida, até os dias de hoje. Por isso, acredito na importância da escolha profissional; você deve, principalmente, optar por algo que o faça feliz, pois com isso será mais fácil a sua busca pelo sucesso."
|