INFOMAUÁ Mauá
edição 107 - Outubro de 2019

Confira as evoluções da parceria da Mauá com a Escola Rosas de Ouro para o Carnaval 2020

Professor Ari Costa conta mais sobre as novidades que a instituição está preparando. Saiba mais

A Mauá leverá a tecnologia para o Carnaval, monitorando a emoção dos membros e da plateia, durante o desfile da Rosas de Ouro.

Como sabemos, o Instituto Mauá de Tecnologia fará parte da festa mais tradicional do país, o Carnaval. Em parceria com a Sociedade Rosas de Ouro, a instituição vai contribuir com o desenvolvimento do Carnaval de 2020. A Mauá está viabilizando o uso tecnologia que monitorará a emoção e a evolução dos membros da escola e dos destaques durante o desfile.

Então, a InfoMauá conversou com o professor Ari Costa para saber mais e atualizar você sobre o andamento desta parceria!

Em 24 de setembro, a Rosas de Ouro compareceu à instituição, no campus de São Caetano, para convidar a academia, alunos e colaboradores para participarem do evento de escolha do samba-enredo intitulado "Tempos Modernos", que abordará a história das Revoluções Industriais e o impacto da Quarta Revolução Industrial e as tecnologias impulsionadoras que estão fundindo os mundos físico, digital e biológico. Contará também uma "possível história do futuro". Na ocasião, houve muito samba e interação entre os alunos, comunidade e escola. No evento da escolha do samba-enredo 2020, aconteceu a viabilização de monitoramento das torcidas dos três sambas que foram para as finais, sob a forma de piloto para o desfile e prova de conceito para o projeto. A ação reproduzirá na avenida a competência da Mauá em desenvolver pesquisa aplicada em parceria com empresas e outras instituições de ensino e pesquisa.

A Rosas de Ouro mostrará na avenida como a máquina segue o ciclo do homem.

A Instituição está com muitas ações para que esse projeto seja um sucesso tendo equipe integrada por diversas áreas da Engenharia e do Design. Por meio de pulseira inteligente (smart band) customizada por uma colaboração com parceiros tecnológicos da Mauá, também será possível monitorar no dia do evento VIPs indicados pela Rosas de Ouro.

Fique ligado! Esse projeto está demais! Voltamos com mais atualizações.

Saiba mais sobre o projeto da Mauá

"Tempos Modernos" é o nome do projeto de que a Mauá está à frente no monitoramento demográfico em tempo real com dados biométricos, contando com o apoio de outras empresas do ramo tecnológico para entregar a experiência de imersão ao enredo da Rosas de Ouro. Por meio dele, a instituição vai customizar uma pulseira destinada a quatro personas: integrantes da escola de samba; público da arquibancada; telespectadores de casa e público do camarote. "A pulseira identificará as reações de quem estiver desfilando num primeiro momento e o objetivo é transbordar a experiência para quem estiver assistindo”, destaca o prof. Ari Costa.

Nessa ampliação, espera-se ser possível monitorar a reação do público da arquibancada, por exemplo, a partir do setor onde ela estiver sentada, pela percepção do aumento dos batimentos e outras reações conforme o desfile vai-se aproximando, setor a setor.

Por meio de um aplicativo, também em desenvolvimento pelo IMT, espera-se que o usuário tenha acesso aos seus dados biométricos e à análise de dados por meio de um login específico para cada usuário. Nele, serão apresentados dados diários, além de gráficos com as interações do usuário antes, durante e depois do Carnaval.

Outras funções poderão ser identificadas no aplicativo, como a pontuação do "ânimo" do desfile de acordo com likes e bpm; acompanhamento das pessoas desfilando e na arquibancada; a interação com a realidade virtual e aumentada de dentro do camarote, entre outras.

A Mauá conta com 11 pesquisadores e o apoio de parceiros para o desenvolvimento do projeto. "Tudo para mostrar que, por mais tecnologia de  que o século XXI disponha, a máquina segue o ciclo do homem, e não o contrário. A Tecnologia revela a amplitude e a complexidade do ser humano e sua criatividade", ressalta o prof. Ari.

As empresas parceiras são: Grupo Facimus, GRV Software, Infosphera, N&DC e Sacrini Design.

Instituto Mauá de Tecnologia - Todos os direitos reservados 2025 ©