|
|
Seminário sobre segurança aeronáutica reúne especialistas
Reitor da Mauá coordena grupo de estudos na área
Os acidentes aéreos sempre despertam muita atenção das pessoas e demandam estudos aprofundados para se buscarem as causas. Em parte para explicar à sociedade e, em particular, às famílias das vítimas, como aconteceu; em parte, para que se possa avançar nos processos e tecnologias empregados na área de segurança aeronáutica. Há pouco mais de um mês, coincidindo com o aniversário de um ano do acidente ocorrido em 31 de maio de 2009, quando o avião que fazia o voo AF-447 caiu sobre o Oceano Atlântico com 228 pessoas a bordo, a UFRJ promoveu o 1º Seminário sobre Segurança em Aviação (First Workshop on Aviation Safety).
O encontro, promovido na COPPE (Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação em Engenharia) da UFRJ, no último 1º de junho, reuniu especialistas da área tanto do Brasil quanto do Exterior; entre eles, o professor doutor Otavio de Mattos Silvares, Reitor do Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia, que há 12 anos desenvolve e coordena um grupo de estudos em área correlata.
Juntamente com o professor doutor Euryale Jorge de Godoy Jesus Zerbini, o professor Silvares orienta dissertações e teses de mestrandos e doutorandos sobre modelagem e simulação de operação de sistemas antigelo e de degelo de uso aeronáutico, dispositivos que evitam a formação de gelo em componentes estruturais dos aviões e que podem comprometer o desempenho da aeronave. Tais estudos têm sido apresentados e publicados em congressos e revistas especializadas no exterior. Uma das prováveis causas do acidente com o voo AF 447 é a formação de gelo nos Tubos de Pitot. Esses tubos são instalados na fuselagem da aeronave e são instrumentos para as medidas de pressão dinâmica e estática que permitem a determinação da velocidade dos aviões.
“O professor Renato Cota tomou conhecimento do nosso estudo e pela singularidade do tema, convidou-me a participar do Seminário promovido na UFRJ”, explica o professor Silvares. O estudo coordenado pelo Reitor da Mauá apóia-se em simulações matemáticas extremamente avançadas que podem contribuir para a homologação de sistema antigelo e de degelo de uso aeronáutico.
“Simulação de Acreção de Gelo sobre Asas com Sistemas Antigelo” foi o tema da palestra apresentada pelo professor Silvares no encontro. A outra palestra apresentada pelo grupo foi sobre “Teste e Certificação de Tubos de Pitot” pelo Dr. Guilherme Araújo Lima da Silva. As duas palestras envolvem trabalhos dos três pesquisadores já citados além do doutorando Luciano Martinez Stefanini.
As conclusões, documentadas em português, inglês e francês, deverão ser encaminhadas aos órgãos públicos e privados ligados ao setor aeronáutico no País e no exterior, para contribuir com as análises e processos de segurança que fazem parte da pauta dessas entidades no momento.
|