edição 14 | Julho de 2010    

Testes, projetos, aferições e muito suor

Divisão de Eletrônica e Telecomunicações: serviços diferenciados para diversos mercados


No CP da Mauá o mercado tem à disposição laudos técnicos, desenvolvimento de softwares e testes

Com reconhecida expertise na área de pesquisa aplicada, a Divisão de Eletrônica e Telecomunicações do Centro de Pesquisas da Mauá (DET – CP) conta com mais de quinze anos de atuação, desenvolvendo trabalhos, metodologias e projetos específicos para seus clientes. Com inúmeros serviços voltados para a indústria, consumidores e também para lançamentos de produtos, a Divisão tem muito a oferecer: desde laudos técnicos, criação de softwares até testes em produtos como furadeiras, máquinas de lavar roupa e aquecedores.

À frente dessa renomada equipe, que conta com três profissionais permanentes, está o engenheiro e professor Gustavo Felipe Paolillo, que explica que a DET – CP possui clientes em diversas áreas: “Temos procura de todo tipo, de grandes empresas como GM e 3M do Brasil e de instituições como o PROCON. Também atendemos aquele pequeno empresário que vai lançar um produto no mercado e quer melhorar ou documentar o projeto, como no caso de uma patente”. Além do corpo técnico próprio, o Centro de Pesquisas conta com a ajuda de estudantes da Mauá que atuam como estagiários e, eventualmente, com a colaboração de docentes da instituição em algum projeto ou estudo.

Na área há 16 anos, Paolillo relata que os trabalhos mais comuns são os laudos ou pareceres técnicos, que avaliam, por exemplo, se determinado produto atende às especificações apontadas no seu manual, algo muito importante para as indústrias. Mas existem tantas outras possibilidades de atender ao mercado, que é preciso setorizar os serviços. Dentre eles, estão os de calibração em equipamentos (elétricos ou ópticos) que trabalham com medições; aplicações industriais de micro-ondas, para secagens de produtos ou para incentivar reações químicas, controle de ruídos, desenvolvimento de projetos para áreas de automação e de eletrônica embarcada e respectivos softwares, medições de campo elétrico e de emissões eletromagnéticas de equipamentos, entre muitos outros.

Entre  os serviços prestados, destacam-se os testes de produtos. A Divisão já realizou inúmeras avaliações de cartuchos de impressoras, comparando a qualidade de cartuchos não originais ou remanufaturados com o original do fabricante. “Geralmente, a empresa que compra o remanufaturado exige que o vendedor apresente um laudo de um Centro de Pesquisas reconhecido e respeitado, como o da Mauá, atestando a qualidade e o rendimento do produto”, diz Paolillo.

Outros serviços são os de testes em produtos, como os de furadeiras e de máquinas de lavar roupas. Para estes, foi necessário importar uma tira de pano, denominada padrão de sujidade, contendo diversas manchas. “Avaliamos se as manchas de café, mostarda e sangue eram inteiramente removidas e se a parte sem manchas era afetada”, conta o professor. Já para o caso da furadeira, a DET-CP utilizou uma metodologia diferente e realizou uma pesquisa com usuários comuns do produto para avaliar itens com empunhadura, jeito de segurar e o peso do equipamento. “Os testes têm sempre o objetivo de colocar a avaliação do ponto de vista do consumidor”, explica.

Segundo Paolillo, para cada novo serviço a Divisão precisa realizar uma atenta avaliação, adequar-se às necessidades requeridas para, somente depois, efetuar o trabalho. ”Temos que ser capazes de entender o que nos foi solicitado, especificar uma metodologia, executar, avaliar e interpretar os resultados”.

A Divisão de Eletrônica e Telecomunicações também proporciona a integração dos alunos aos projetos. Como também é professor do curso de Engenharia Elétrica, Paolillo procura sempre envolver os alunos nas atividades do Centro de Pesquisas. “O bom da Divisão é que ela joga oxigênio no sistema, traz a realidade do mercado para dentro e, com isso, une a instituição e o ambiente profissional”, finaliza.


Divisão de Eletrônica e Telecomunicações do CP da Mauá realizou inúmeros testes com cartuchos remanufaturados
Site da Mau�  Twitter  Facebook  Youtube  Flickr  Google+  Blog da Mau�
Esta newsletter é uma correspondência autorizada pelo destinatário. Caso você deseje cancelar o recebimento, envie uma mensagem para comunicacao@maua.br com o assunto (subject) CANCELAR. Sugestões e comentários são bem-vindos e devem ser encaminhados para comunicacao@maua.br