|
|
Saúde é coisa séria, não descuide da sua
Proteja-se da onda das “-ites”...
Chegou o frio! Confira as dicas da Dra. Doroti Baraniuk, Responsável pela Medicina do Trabalho na Mauá, para prevenção de gripes, resfriados e outros males característicos desta estação
Com a chegada do Inverno, parece que também chega a onda das “-ites”: sinusite, amigdalite, otite, rinite, bronquite e as familiares gripes e resfriados, doenças respiratórias que se agravam com o frio e afetam principalmente crianças e idosos, cuja imunidade é menor. A baixa umidade do ar e a concentração das pessoas em lugares fechados são ideais para não apenas a proliferação dos agentes infecciosos, como vírus e bactérias, como também o aparecimento de certas alergias respiratórias. “Não há muito o que fazer, já que estamos expostos a essas condições na rua, no trabalho, nas escolas”, comenta a Dra. Doroti Baraniuk, Responsável pela Medicina do Trabalho na Mauá.
Para a médica, a prevenção ideal é a vacina, pois protege do vírus da gripe e dá mais resistência ao organismo, evitando que ocorram complicações e infecções secundárias, as famosas “-ites”. “Entre os brasileiros, há um receio em tomar vacinas. É algo cultural, em todas as classes sociais. Na própria Mauá, há profissionais que não acreditam na sua eficácia e na prevenção de gripes. Mas, felizmente, essa atitude está mudando. No caso da H1N1, os resultados divulgados na imprensa são animadores em relação aos do ano passado e hoje há mais controle e menor número de infectados”, acrescenta a Dra. Doroti
Já que é impossível viver isolado no inverno, valem regras básicas: lavar as mãos sistematicamente, beber bastante líquido para evitar o ressecamento das vias aéreas e manter o ambiente doméstico sempre limpo, para diminuir o risco de contaminação na própria família.
Para a especialista, o consumo de vitamina C não é um mito. “É muito importante para proteger o organismo e deve fazer parte da dieta diária, nos sucos de frutas cítricas, como o de acerola, ricos nessa vitamina. Outro erro comum é o de as pessoas deixarem de fazer atividade física, devido à famosa preguiça dos dias frios. É preciso manter uma vida normal”.
Nesta época do ano, a onda das “-ites” também chega à Instituição. O serviço médico da Mauá, que atende de 400 a 600 pessoas/mês – entre alunos, professores, funcionários e até visitantes – apresenta um aumento em torno de 10% no período. Ao lado das queixas sobre infecções respiratórias, as principais são dores articulares, nos mais velhos, e hipertensão, que também é provocada pela queda da temperatura.
“É importante insistir na importância da vacina. Já tivemos campanhas na Mauá, mas a procura foi muito baixa. O projeto para 2011 é o de uma nova mobilização que visa criar uma lista de adesão e vacinar o maior número possível dos frequentadores do nosso campus”, projeta Dra. Doroti. “A lição de casa é a prevenção sempre”.
Vamos torcer juntos?
A Mauá foi só animação no jogo de estreia do Brasil na Copa da África do Sul. Quem não participou da torcida organizada pela comunidade Mauá para o primeiro jogo da seleção Canarinho contra a Coreia do Norte, perdeu! Mas, calma... Até o início de julho, muita bola vai rolar e esperamos ter muitas outras oportunidades de torcer juntos.
Para essa tão esperada estreia, a instituição criou um ambiente todo especial. Na tarde de 15 de junho, mais de 400 pessoas entre alunos, professores e colaboradores uniram-se em frente ao telão, montado na quadra três do Ginásio de Esportes, para torcer pelo Brasil. Como não poderia faltar, a bateria do Centro Acadêmico animou o jogo do início ao fim, colocando os torcedores ainda mais no clima de Copa do Mundo. Para dar um sabor a mais na festa, foram distribuídos saquinhos de pipoca e refrigerantes para os torcedores.
Além disso, os participantes puderam levar itens típicos de uma torcida, como as polêmicas “vuvuzelas”, e, para completar a festa, a Mauá ainda sorteou cinco camisetas masculinas e femininas e 10 chapéus com as cores da bandeira do Brasil.
Mauá reúne alunos, professores e colaboradores para torcer pelo Brasil
|