edição 13 | Junho de 2010    

Mais um reconhecimento à Mauá

A união do mundo acadêmico ao mundo empresarial gera crescimento para os dois lados...


Mais uma conquista para a DMV da Mauá: agora habilitada a realizar pesquisas para a Petrobrás

A Divisão de Motores e Veículos do Centro de Pesquisas da Mauá obteve, recentemente, mais um reconhecimento pela qualidade e credibilidade de seus serviços. Dessa vez, foi credenciada pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis - ANP e está formalmente apta a realizar Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) para a Petrobrás, que permite, inclusive, o recebimento de recursos para esse fim.

De acordo com o gerente de qualidade do Centro de Pesquisas da Mauá, Cláudio Luiz Foltran Rodrigues, os serviços credenciados referem-se à área de pesquisas e desenvolvimento de motores de combustão e seus componentes em bancos dinamométricos, desenvolvimento de equipamentos de motores a pistão para biocombustíveis e outros combustíveis alternativos, além de avaliações do desempenho de veículos automotores e seus componentes.

Após obter o reconhecimento da Agência, a Divisão volta suas atenções para o desenvolvimento de projetos que colaborem com o desenvolvimento tecnológico nacional da indústria de gás, petróleo e biocombustíveis e tem prevista a realização de uma pesquisa tecnológica com combustíveis ‘protótipos’ para a Petrobrás. “Acredito que, em breve, teremos boas notícias”, pontua Rodrigues.

Shell lança etanol aditivado testado pelo Instituto Mauá de Tecnologia

Reconhecido em todo o País como uma das maiores referências em ensaios para a indústria automotiva, o Centro de Pesquisas da Mauá foi contratado para realizar os testes finais do novo combustível da Shell no Brasil. “A Mauá realizou, no ano passado, diferentes testes de bancada para gerar os relatórios exigidos pela ANP (Agência Nacional de Petróleo) para os processos de registro do produto”, explica Gilberto Pose, engenheiro de combustíveis da Shell.

A novidade, que está à venda em São Paulo e São José dos Campos e no segundo semestre chegará a outros mercados, como Rio de Janeiro e Salvador, é um etanol aditivado, o V-Power Etanol, indicado para carros de passeio com motor flex, além dos veículos movidos a álcool. O novo combustível reúne características relevantes. Entre os aditivos que formam a composição final, existem alguns com ação detergente, que  atuam na ‘limpeza’ do motor, além de agentes anticorrosivos, que ajudam a evitar a corrosão do bico injetor. “Os veículos   flex   têm uma aplicação anticorrosiva, revestindo as peças do motor e da injeção eletrônica, mas o V-Power Etanol tem a condição de colaborar mais ainda nessa proteção das partes internas do carro”, destaca Gilberto.

O  V-Power Etanol foi desenvolvido pelo laboratório da companhia na Inglaterra, que recebeu da unidade brasileira três carros flexfuel para uso durante os estudos. “ O V-Power Etanol  reúne uma série de benefícios graças à tecnologia aplicada e à composição dos aditivos combinados. O novo produto  proporciona maior  limpeza ao sistema de alimentação de combustível (bomba, injetores e válvulas), proteção anticorrosiva e redução de fricção dos componentes, que entram em contato com o combustível”, destaca Gilberto.

“Certamente, o Instituto Mauá foi escolhido para a realização dos testes pelo seu histórico de mais de duas décadas de atendimento às montadoras de veículos  e às empresas fabricantes de autopeças e, ainda, pela acreditação de seus laboratórios de ensaios de motores de combustão interna pelo INMETRO”, conclui o professor Valdecir Jorge Leonardo, coordenador do Centro de Pesquisas da Mauá.


Gilberto Pose, engenheiro de combustível da Shell do Brasil explica os benefícios do novo V-Power Etanol
Site da Mau�  Twitter  Facebook  Youtube  Flickr  Google+  Blog da Mau�
Esta newsletter é uma correspondência autorizada pelo destinatário. Caso você deseje cancelar o recebimento, envie uma mensagem para comunicacao@maua.br com o assunto (subject) CANCELAR. Sugestões e comentários são bem-vindos e devem ser encaminhados para comunicacao@maua.br