|
|
Primeira etapa do Ciclo de Seminários de Manufatura ProIndústria - Mauá 2010 expõe as novidades da indústria
Seja na iniciativa de se discutirem as tendências para o setor industrial, na criatividade dos trabalhos inscritos nos concursos de Design, seja no desenvolvimento de protótipos da área Automotiva, o talento dos alunos da Mauá e a vocação da Instituição para a inovação sempre se destacam...
Professor Antonio Carlos Dantas Cabral, Coordenador do curso de Engenharia de Produção Mecânica, abrindo a Primeira Etapa do Ciclo de Seminários de Manufatura ProIndústria – Mauá
Profissionais e alunos de Engenharia da Mauá tiveram, em maio, uma excelente oportunidade para se atualizarem sobre o que há de mais novo no mundo industrial. O campus da Mauá, em São Caetano do Sul, foi palco da Primeira Etapa do Ciclo de Seminários de Manufatura ProIndústria - Mauá 2010, evento que teve como foco o universo do ciclo de vida do produto, a conceituação atual do PLM (Product Lifecycle Management) e a colaboração aplicada à Engenharia de Produtos e Engenharia de Processos.
Numa iniciativa conjunta da Cadware Technology e da Mauá, esta foi a primeira etapa de uma série de três - que ocorrerão até o final do ano -, todas voltadas para o tema “Colaboração para Vantagem Competitiva”.
De acordo com o coordenador do curso de Engenharia de Produção Mecânica, professor Antonio Carlos Dantas Cabral, o evento foi um sucesso, pois contou com a presença de 320 participantes - estudantes e profissionais do mercado – e teve como ponto forte a concentração de diversos cursos, palestras e workshops, com informações atuais, além das tendências em termos de tecnologia para o setor de Manufatura. “No evento contamos com a presença de palestrantes de empresas renomadas, que trouxeram ótimas novidades e, principalmente, que mostraram como a colaboração como vantagem competitiva é fundamental para que as indústrias possam ser mais produtivas e consigam atender melhor o consumidor”, explica. A próxima etapa já está marcada para 10 e 11 de agosto.
Alunos Mauá na Copa Peugeot 2010
“Um domingo diferente”. É assim que o sortudo Giovani de Cristo Alves, aluno da 1.ª série de Engenharia, descreve sua participação num dos rallies mais disputados do Brasil. Ele e a aluna da 2.ª série de Engenharia Civil, Marcela Teixeira Panzetti, foram sorteados durante uma palestra na Mauá, para participar da Copa Peugeot - Rally de Regularidade, que ocorreu em 22 e 23 de maio, no Vale do Paraíba, em São Paulo.
“E pensar que eu queria apenas ganhar a camiseta que estava sendo sorteada na palestra e acabei levando a participação no rally”, diverte-se Giovani, que atuou como piloto. Infelizmente, a dupla não conseguiu alcançar nenhuma colocação, mas a experiência valeu muito. “Foi uma ótima oportunidade em todos os sentidos, até mesmo para os estudos, pois tivemos que utilizar alguns cálculos para conseguir concluir o rally”, explica o piloto de primeira viagem.
Além de Giovani e Marcela, a Mauá levou mais dois alunos da disciplina Engenharia Automobilística para participar da corrida: Érico Gonçalez Aldin, como piloto, e Ricardo Bernardes Bressan, como navegador. Apesar de ser a primeira participação de ambos, os estudantes conseguiram finalizar a prova em 19.º lugar, de um total de 95 carros participantes no rally. “Sempre quis participar de uma competição assim e, no final, conseguimos fazer tudo certinho”, afirma Érico.
Alunos da Mauá destacam-se na Premiação Whirlpool Inova 2009/2010
A terceira edição do prêmio Whirlpool Inova chegou ao fim e demonstrou os talentos dos alunos da Mauá. Dos quatro projetos que disputaram as categorias “Design” e “Engenharia”, três foram classificados entre os 10 finalistas.
Na categoria Design, o 5.º lugar foi conquistado pelos alunos Murilo Gonçalves e Guilherme Rodrigues, que apresentaram a Sonora, uma lavadora de louças ultrassônica, que emite ondas de ultrassom e “quebram” as moléculas da água, removendo substâncias das peças imersas em apenas 45 segundos. A água utilizada ainda passa por um filtro que remove 99% das bactérias e permite a reutilização até 20 vezes.
Na categoria Engenharia, a Mauá obteve a 4.ª e a 5.ª colocações. O quarto lugar ficou com os futuros engenheiros, André Cunha e Mirna Lunetta, que criaram o Refrigerador com Sistema de “Levitação”, ou seja, eles embutiram, sob a geladeira, um aparelho semelhante aos utilizados para aspirar pó. Quando ativado, empurra o ar para baixo, contra o chão, fazendo a geladeira “levitar”. A ideia é facilitar a locomoção do produto, especialmente para idosos e donas de casa.
O quinto lugar ficou para a equipe formada pelos alunos Eduardo Vilas Boas, Leandro Ferracioli e Lucas Palhares, do curso de Engenharia Elétrica, que projetou o Refrigerador Cortina de Ar Frio, formado por um pequeno ventilador e alguns tubos embutidos que utilizam o ar do próprio refrigerador para criar uma barreira de ar que impede a troca do ar frio de dentro pelo ar quente de fora do freezer, aumentando a eficiência e vida útil do eletrodoméstico.
Os alunos do curso de Engenharia Elétrica receberam orientação do professor José Carlos de Souza Júnior, enquanto os alunos de Design do Produto foram orientados pelo professor Guilherme Wolf Lebrão. Parabéns a todos!
SAE BAJA Internacional - Mauá entre os dez mais!
Pouco mais de um mês. Foi esse o tempo que os alunos da Mauá tiveram para preparar-se para o SAE BAJA Internacional, uma das mais disputadas competições off-road do mundo. Apesar do pouco tempo, a equipe voltou da Carolina do Sul, nos Estados Unidos, com o 7.º lugar na competição, ou seja, entre as dez melhores equipes da competição.
Realizado de 8 a 11 de abril, o evento contou com cerca de 100 equipes dos Estados Unidos, Canadá, México e Brasil e colocou todos os protótipos à prova em inúmeros quesitos: desde apresentações técnicas, como a entrega de relatórios descritivos dos carros, até as difíceis provas dinâmicas, como provas de tração, aceleração e manobrabilidade. “Apesar de termos priorizado os quesitos de velocidade e aceleração, o carro foi constante em todas as provas e atingiu uma boa colocação”, explica o vice-capitão da equipe da Mauá, Edgar Sanches Moreno.
O protótipo desenvolvido pelos alunos teve um desempenho tão bom que no enduro, com duração de quatro horas, uma das provas mais difíceis da competição, o veículo ficou em 5.º lugar. Isso e as ótimas pontuações nas demais provas garantiram à Mauá uma boa classificação. “Foi a melhor colocação que a Mauá já obteve no SAE BAJA Internacional”, afirma o vice-capitão. Parabéns à equipe pelos resultados obtidos!
Alunos da Mauá tiveram a chance de participar da disputada Copa Peugeot de Rally 2010
|