edição 93 - Julho de 2018
Pesquisa sobre a aplicação de etanol em motor ciclo diesel ganha destaque na área da Engenharia Automotiva
Estudo realizado pelo Centro de Pesquisas sobre a aplicação de etanol em motor ciclo diesel ganhou menção honrosa.
Uma das iniciativas em evidência na Mauá é a retomada da pesquisa Aplicação da Técnica de Superfície Aquecida em Motores de Combustão Espontânea com Utilização do Etanol, iniciada na década de 1970, e que agora passa por uma atualização a ser aplicada a um motor moderno com turbocompressor, sistema de injeção "common-rail" eletronicamente gerenciado.
Essa nova fase do trabalho vem ganhando destaques. Em 14 de junho, o Instituto Mauá de Tecnologia foi convidado para participar do Prêmio AEA de Meio Ambiente, realizado anualmente pela Associação Brasileira de Engenharia Automotiva - AEA. O evento tem como objetivo distinguir e homenagear as empresas, universidades e institutos de pesquisas e universitários que se destacam por meio de ações e que, de alguma forma, beneficiam o meio ambiente com resultados significativos.
Na categoria tecnologia, o estudo sobre a aplicação de etanol em motor ciclo diesel ganhou menção honrosa. A MAN Latin America e Robert Bosch foram as outras duas empresas contempladas no mesmo segmento.
O estudo premiado contou com a contribuição dos ex-alunos da instituição Erick Henrique Audickas, Fabio Henrique Peixoto Gabriel, Rafael Ferreira de Carvalho, Vinícius Fernandes Santos Moreal e com a orientação dos professores Clayton Barcelos Zabeu e Renato Romio.
Relembre mais sobre a tecnologia
A legislação brasileira não permite que o óleo diesel seja empregado como combustível em veículos de passeio, mas a tecnologia desenvolvida pela Mauá permitirá que motores ciclo diesel operando com etanol - ou até mesmo gasolina - possam ser utilizados nesse tipo de veículo. Isso poderá fazer com que o veículo tenha o mesmo consumo volumétrico de etanol e gasolina.
A tecnologia consiste em empregar o etanol como combustível num motor originalmente projetado para o uso de óleo diesel modificando somente o sistema que propicia o início da combustão, uma vez que na operação com diesel a combustão é autoiniciada e, na operação com etanol, é necessário um "iniciador". Todo esse processo promove uma combustão com etanol mais rápida do que com óleo diesel gerando aumento de eficiência do motor.
"O objetivo da iniciativa é empregar um combustível renovável e com baixa emissão líquida de CO² na atmosfera - o etanol - em motores que atinjam eficiência energética maior do que os atuais motores flex e até maior do que a de um motor diesel. Já conseguimos demonstrar experimentalmente um ganho de eficiência 10% maior com etanol em relação ao diesel nos pontos de maior torque do motor" comenta o pesquisador da Divisão de Motores e Veículos do Centro de Pesquisas, Clayton Barcelos Zabeu.