edição 87 - Novembro de 2017

Prof. Dr. Joseph Youssif Saab Junior conquista o prêmio Tese Destaque USP 2017

Trabalho recebeu a premiação principal na área de Engenharia

Prof. Joseph Youssif Saab Junior durante evento de premiação.

Acompanhar o desenvolvimento profissional de nossos docentes e, principalmente, seus reconhecimentos é uma grande satisfação para a Instituição. Desta vez, temos a honra de compartilhar com todos a premiação recebida pelo professor Joseph Youssif Saab Junior, coordenador do curso de Engenharia Mecânica da Mauá, no Prêmio Tese Destaque 2017 da USP. Na ocasião, sua tese recebeu o prêmio principal na área de Engenharia.

E esse reconhecimento não foi à toa. Pensando no desenvolvimento de fontes de energia renovável pela indústria brasileira, o engenheiro Joseph Youssif Saab Junior desenvolveu a tese de doutorado “Ruído de bordo de fuga - desenvolvimento e aplicação de ferramenta para avaliação e projeto de aerofólios para turbinas eólicas”, em que propõe soluções para otimizar a geração de energia eólica, solucionando um dos maiores problemas na sua implementação: o ruído aerodinâmico produzido pelas turbinas em movimento.

O trabalho foi  orientado pelo professor do Departamento de Engenharia Mecânica da Poli-USP, Marcos de Mattos Pimenta.

Prof. Joseph Youssif Saab Junior, Coordenador do Curso de Engenharia Mecânica da Mauá

"Apesar de o professor ter excedido os objetivos iniciais da pesquisa, que levou a um modelo flexível de predição de ruído aerodinâmico, o recebimento do prêmio foi-lhe inesperado, pois há muitos pesquisadores com dedicação integral. No meu caso, dividi meu tempo entre o Instituto Mauá de Tecnologia, a pesquisa de Doutoramento e outras atividades importantes que realizo, sempre trabalhando sete dias por semana e com longos expedientes. Concorreram teses produzidas na USP entre 2015 e 2016, provenientes de suas diversas Escolas de Engenharia. Uma grande satisfação advém também do reconhecimento público da utilidade da ferramenta, que foi acoplada ao software de código aberto da TU-Berlin (Technische Universität Berlin), o QBlade, e já registrou mais de 17.000 downloads gratuitos na internet. Os aerofólios produzidos para validar a aplicação da ferramenta são mais silenciosos que os atuais, apresentam desempenho aerodinâmico superior e por isso tiveram sua patente requerida pela Agência USP de Inovação".

A solenidade de entrega do prêmio aconteceu em 28 de setembro e contou com a participação do atual Reitor da USP, professor Marco Antonio Zago.

Acompanhe a Mauá nas Redes Sociais
Instituto Mauá de Tecnologia - Todos os direitos reservados 2022 ©