edição 77 - Novembro de 2016

Cenário econômico: o que esperar do último trimestre de 2016?

Professor Francisco Olivieri faz a análise para o período e dá dicas de como aplicar o dinheiro

O Professor Francisco Olivieri analisa o último semestre de 2016 e dá dicas de como aplicar o dinheiro.

Que ano intenso para a economia e política brasileira! Alguns fatos entraram para a história do País, como a evolução da operação lava-jato, prisões de alguns “mitos” políticos, impeachment da presidente eleita, uma série de manifestações da população, eleições para prefeito e por aí vai. Esses exemplos ilustram apenas alguns dos momentos marcantes que tivemos no cenário econômico-político do Brasil neste ano, mas que impactaram diretamente a perspectiva futura de retomada.

Como reflexo disso, registramos altos e baixos das previsões de crescimento e podemos fechar o diagnóstico com um discreto otimismo para os próximos meses – embora, num curto espaço de tempo, ainda não seja possível notar melhora significativa.

“Por enquanto, não há possibilidade de grandes resultados ou de movimentos importantes que alterem a rota da economia neste último trimestre. É pouco tempo de mudança de condução para que possamos experimentar mudanças significativas”, explica o Superintendente Geral da Mauá, professor Francisco Olivieri.

Ele acrescenta que já se pode sentir uma mudança no ânimo dos investidores. “A BM&FBOVESPA já acumula uma valorização do IBOVESPA próxima a 50%, coisa que não era vista há alguns anos. Só o preço das ações da Petrobrás já subiu 168%, por causa da reestruturação das operações. Aliás, até o rating da Petrobrás já melhorou, devido a uma reavaliação da Moody’s. Mas acredito que a locomotiva deve começar a deslanchar no segundo trimestre de 2017”.

Como programar a aplicação financeira?

É importante planejar adequadamente o investimento financeiro.

Diante disso, é importante planejar adequadamente o investimento financeiro. Segundo o professor Olivieri, o ideal é que, para quantias de até R$ 5.000,00, sejam mantidas as aplicações em fundos de renda fixa. Já para as quantias maiores e, com baixa necessidade de liquidez, algo em torno de 20%, pode-se direcionar o investimento para a renda variável, como fundo de ações ou multimercados, por exemplo.

“É preciso tomar cuidado para que esses últimos não tenham papéis atrelados à inflação, pois, como se prevê sua queda, na ocorrência desse cenário esses ativos terão rendimentos negativos”, explica.

O próximo ano será de início do reaquecimento com redução das taxas de juros. “Esperamos que a reforma da previdência passe no Congresso Nacional para contribuir com a estabilização econômica. Assim como também é importante uma reforma política séria para que as casas legislativas possam ser mais transparentes e que evitem abrigar parlamentares que se servem delas em benefício próprio. A redução do número de partidos políticos é um item importante da pauta”, analisa o professor.  

Acompanhe a Mauá nas Redes Sociais
Instituto Mauá de Tecnologia - Todos os direitos reservados 2025 ©