edição 77 - Novembro de 2016
CBC também trouxe para o grupo o título de Equipe com Espírito Esportivo
O 58.º Congresso Brasileiro do Concreto (CBC), promovido pelo IBRACON (Instituto Brasileiro de Concreto), aconteceu de 11 a 14 de outubro em Belo Horizonte Gerais.
É com grande honra que anunciamos mais uma vitória da equipe Concreto Mauá. Neste ano, os alunos de Engenharia Civil do Instituto Mauá de Tecnologia, integrantes da equipe Concreto Mauá, mais uma vez conquistaram o 1.º lugar na competição Concrebol e o 3.º lugar na Cocar, no 58.º Congresso Brasileiro do Concreto (CBC), promovido pelo IBRACON (Instituto Brasileiro de Concreto), que aconteceu de 11 a 14 de outubro em Belo Horizonte, Minas Gerais.
Outra importante vitória foi haver recebido do título de Equipe com Espírito Esportivo, uma condecoração de Honra ao Mérito pela postura durante as competições.
"O sucesso dos alunos tem origem tanto no empenho deles com a atividade, quanto no respaldo que a Mauá lhes oferece, dedicando um laboratório exclusivo para as atividades e custeando parte da viagem. Todos são muito comprometidos, sempre em busca de patrocínios e doação de materiais com fabricantes de diversos setores da construção civil, além de trabalharem empenhados na preparação e nos testes dos concretos desenvolvidos. Agora, para o próximo ano, buscamos a Medalha IBRACON", diz a orientadora, professora Heloísa Cristina Fernandes Cordon.
Realizada anualmente durante o Congresso Brasileiro do Concreto, a competição possibilita aos participantes projetar e desenvolver formas, protótipos, equipamentos e métodos de execução das peças de concreto.
Ao todo, a competição do CBC é composta por quatro provas que testam as habilidades dos competidores. São elas: Concrebol, Cocar, Ousadia e APO (Aparato de Proteção ao OVO).
Entenda mais sobre as duas categorias em que a Mauá foi destaque
Os integrantes do grupo Concreto Mauá conquistaram o 1.º lugar na competição Concrebol e o 3.º na Cocar.
O concurso Concrebol exercita a habilidade dos competidores, exigindo conhecimento técnico e prático para a construção de uma bola de concreto leve que, com os materiais e dimensões previamente estabelecidos, seja capaz de desenvolver uma trajetória retilínea.
Já a competição Cocar consiste em testar a capacidade dos alunos de criarem cubos de concreto, resistentes, duráveis e coloridos. Como forma de avaliação, são analisadas as tonalidades, homogeneidade e resistência no esforço de compressão e alta compacidade (força axial).
Que venham os próximos desafios!