edição 74 - Agosto de 2016

A saída do Reino Unido da União Europeia afeta o Brasil?

Entenda o que pode acontecer na economia a partir desse cenário

Entenda quais serão as consequências para economia brasileira com a saída do Reino Unido da União Europeia

O mundo todo foi pego de surpresa com a decisão do Reino Unido em romper relações com a União Europeia, querendo entender o que motivou essa ação de caráter tão retrógrado em pleno século XXI.

Segundo o professor Ricardo Balistiero, coordenador do curso de Administração do Instituto Mauá de Tecnologia, as explicações mais plausíveis para as causas dessa decisão estão relacionadas com questões ligadas à atual conjuntura das relações internacionais.

“Muitos ingleses, estimulados pela propaganda dos defensores do Brexit, votaram pela saída da União Europeia acreditando que, com isso, o Reino Unido poderia reforçar a segurança das suas fronteiras e reduzir a quantidade de refugiados com acesso ao seu território. Parte da população inglesa que perdeu o emprego nos últimos meses/anos foi convencida de que os imigrantes/refugiados são responsáveis por essa situação, o que constitui um claro equívoco. Os empregos perderam-se em função da crise econômica mundial e da reestruturação produtiva que ocorre em velocidade acelerada em todo o planeta".

Um dos principais cenários, em que essa movimentação vem causando impactos, é o político. “Depois de tantos avanços nas últimas décadas, o continente europeu vem-se desestabilizando e dando início ao surgimento de movimentos separatistas em vários países, como Áustria, Espanha e França, por exemplo – o que caracteriza um importante retrocesso na Europa”, acrescenta o coordenador.

Ao analisar o impacto que esse cenário pode trazer ao Brasil, o professor Balistiero explica que esse fato pode, de certa forma, retardar a retomada do crescimento brasileiro. “O Reino Unido, capitaneado pela Inglaterra, embora seja pouco representativo como mercado comprador de produtos brasileiros, sempre foi mais liberal e propenso a firmar acordos com blocos econômicos como o Mercosul. Com sua saída da UE, é possível que surjam movimentos protecionistas contra produtos oriundos de países como o Brasil, o que pode retardar a retomada do crescimento no País. Agora, é o momento de repensar a estratégia de negociação com a Europa”, afirma. 

Por enquanto, essa é apenas uma possibilidade do que pode acontecer com nosso País em decorrência da separação do Reino Unido da União Europeia, mas já é importante começar a pensar em como não deixar que isso prejudique ainda mais nossa economia.

Acompanhe a Mauá nas Redes Sociais
Instituto Mauá de Tecnologia - Todos os direitos reservados 2025 ©