edição 74 - Agosto de 2016
Metodologia Project Based Learning: o aprendizado ocorre durante o desenvolvimento de projetos do interesse das empresas
O IMT, com a Pi Academy, lança curso focado em inovação.
O Instituto Mauá de Tecnologia prepara seus alunos para pensarem e agirem com foco em inovação e empreendedorismo. E isso vem sendo reforçado ano a ano na proposta acadêmica de todos os cursos.
Dando continuidade a essa filosofia, recentemente o Instituto firmou parceria com a Pi Academy, instituição voltada à aplicação de metodologias e estratégias para promover inovação, a fim de lançar o curso MBi (Master of Business Innovation), programa de especialização de 360 horas, com formação em inovação e empreendedorismo.
“Enquanto um MBA clássico busca formar bons gestores para os negócios atuais da empresa, o MBi forma, pela prática, profissionais capazes de identificar e explorar novas oportunidades para a corporação”, explica o coordenador da Pós-Graduação, prof. Julio Lucchi.
A inovação pode ser entendida como a implementação de um produto ou serviço novo ou significativamente melhorado, um processo, um novo método de Marketing, ou um novo método organizacional nas práticas de negócios, na organização do local de trabalho ou nas relações externas (manual de Oslo). Devido a essa definição ampla, muitas atividades corriqueiras das empresas são rotuladas como inovadoras sem que haja a preocupação de contextualizá-las no turbulento cotidiano. Acontece que estamos na quarta onda da inovação e agora, mais do que nunca, é necessário “ler o mundo” de forma correta e transformar essa leitura em ações que adicionem real valor aos produtos e serviços oferecidos.
A quarta onda da inovação apresenta três características:
Esse cenário desafiador requer profissionais que saibam “ler o mundo” corretamente e, com base nessa leitura, planejar ações inovadoras. Essa é a principal proposta do MBi da Mauá - Pi Academy, “formar” os novos profissionais de inovação.
Metodologia diferenciada
Curso de MBi da Mauá será focado em inovação e para diferentes áreas do mercado.
Um importante diferencial do MBi da Mauá - Pi Academy é a metodologia Project Based Learning: o aprendizado ocorre durante o desenvolvimento de projetos do interesse das empresas, para enfrentar, de forma inovadora, os novos desafios tecnológicos do seu cotidiano.
“O curso contempla aulas em formato de seminários, workshops e comunidades de prática. Mentores e orientadores acompanham as atividades didáticas para assegurar o máximo aproveitamento dos conteúdos apresentados. Do primeiro ao último dia, os participantes empenham-se em desenvolver um projeto de inovação ao mesmo tempo desafiador e relevante para a empresa", acrescenta o coordenador.
Outra importante vantagem do MBi é a oportunidade de convívio com empreendedores e ambientes vocacionados para inovação, permitindo a construção de network com consultores, mentores e outros participantes.
Quem pode participar
O público-alvo do MBi são profissionais indicados pelas empresas para compor um time de inovadores de diversas áreas-fim e, também, das áreas-meio (Novos Negócios, Produção, Marketing, Administração, Vendas, Finanças, RH, TI entre outras).
Time inovador com profissionais de diversas áreas
Três perfis são esperados para os participantes do MBI:
# intraempreendedores/empreendedores - visionários da empresa, com potencial de idealizar novos negócios e até criar uma startup dentro da corporação;
# inovadores - aficionados por tecnologia trarão soluções reais para a empresa ao analisar mercados, identificar oportunidades e explorar novos recursos tecnológicos;
# gestores de novos negócios - administradores talentosos com potencial para se transformarem em líderes de times focados em otimizar os processos de forma inovadora.
Conteúdo
Conheça os principais temas abordados nos dois módulos:
Mais informações sobre o curso: http://www.piacademy.com.br/mbi2016/