edição 71 - Maio de 2016

Mauá lidera equipe de projeto desenvolvido na Fábrica Inteligente, da FEIMEC 2016

Evento pioneiro no Brasil possibilitou troca de conhecimento com empresas de alta tecnologia

Estande Manufatura Avançada na FEIMEC 2016De 03 a 07 de maio, professores e alunos dos cursos de Engenharia de Produção e de Design do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) participaram da FEIMEC 2016 – Feira Internacional de Máquinas e Equipamentos, em São Paulo. 

Essa é a primeira vez que o Brasil tem uma demonstração exclusiva de Manufatura Avançada. Conhecida também por Indústria 4.0, Indústria do Futuro e Fábrica Inteligente, a Manufatura Avançada está atualmente no centro do debate mundial sobre produtividade e inovação dos meios de produção e é considerada a quarta revolução industrial (antecedida pela máquina a vapor, pela produção em massa e pela automação industrial).

“A oportunidade de participar de um evento inovador, nunca antes feito no Brasil, é de extrema relevância para o Instituto Mauá de Tecnologia. Isso proporcionou aos professores e alunos intensa troca de conhecimentos com empresas de alta tecnologia”, afirma o Prof. Antonio Cabral, gestor do projeto e coordenador do curso de Engenharia de Produção do IMT.

Além disso, segundo o professor Flávio D’Angelo, que também foi um dos importantes integrantes da equipe da Mauá no projeto, a necessidade de integrar diferentes plataformas de trabalho gerou problemas significativos e que levaram às soluções criativas e inovadoras. “Participar desse projeto colocou o IMT no restrito grupo de instituições de ensino e pesquisa brasileiros com experiência e competência na área de manufatura avançada”, acrescenta.

O IMT liderou a equipe do produto que foi desenvolvido na célula de manufatura avançada e atuou como elemento neutro no projeto que reuniu diversas empresas de tecnologia de ponta.

“Num projeto com tanta diversidade, a integração de soluções e produtos é um fator crítico, e a imparcialidade do IMT na busca de soluções compatíveis e aceitáveis para todas as partes foi fundamental. Contamos com a participação de professores e alunos para realizar a virtualização e a simulação do processo produtivo. Os computadores e softwares do Laboratório de Comissionamento Virtual foram disponibilizados para a realização dessas atividades”, acrescenta o professor D’Angelo.

No total, foram quatro meses intensos de trabalho e doze pessoas do IMT envolvidas diretamente. .  

Fábrica Inteligente

Acessório produzido pela fábrica inteligente que une as funcionalidades de um porta-lápis com as de um porta-celularDurante os cinco dias de FEIMEC, a fábrica inteligente produzirá cerca de 250 unidades customizadas de um acessório para escritório que une as funcionalidades de um porta-lápis às de um porta-celular. Convidados, parceiros das empresas participantes, empresários, engenheiros, técnicos e outros visitantes da feira receberão um QR-Code por e-mail, que será lido a partir da tela do smartphone no início da linha de produção montada no pavilhão. 

Em seguida, o “cliente” selecionará suas preferências de  cores e sobre a disposição dos lápis no acessório, sem precisar informar o modelo de seu smartphone para definir a largura do suporte. O próprio sistema faz essa identificação automaticamente no momento da leitura do QR-Code. 

A fábrica inteligente ocupa uma área de 300 m², onde os visitantes podem acompanhar ao vivo todos os detalhes do processo de produção.

Acompanhe a Mauá nas Redes Sociais
Instituto Mauá de Tecnologia - Todos os direitos reservados 2025 ©