edição 71 - Maio de 2016
Evento pioneiro no Brasil possibilitou troca de conhecimento com empresas de alta tecnologia
Estande Manufatura Avançada na FEIMEC 2016De 03 a 07 de maio, professores e alunos dos cursos de Engenharia de Produção e de Design do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) participaram da FEIMEC 2016 – Feira Internacional de Máquinas e Equipamentos, em São Paulo.
Essa é a primeira vez que o Brasil tem uma demonstração exclusiva de Manufatura Avançada. Conhecida também por Indústria 4.0, Indústria do Futuro e Fábrica Inteligente, a Manufatura Avançada está atualmente no centro do debate mundial sobre produtividade e inovação dos meios de produção e é considerada a quarta revolução industrial (antecedida pela máquina a vapor, pela produção em massa e pela automação industrial).
“A oportunidade de participar de um evento inovador, nunca antes feito no Brasil, é de extrema relevância para o Instituto Mauá de Tecnologia. Isso proporcionou aos professores e alunos intensa troca de conhecimentos com empresas de alta tecnologia”, afirma o Prof. Antonio Cabral, gestor do projeto e coordenador do curso de Engenharia de Produção do IMT.
Além disso, segundo o professor Flávio D’Angelo, que também foi um dos importantes integrantes da equipe da Mauá no projeto, a necessidade de integrar diferentes plataformas de trabalho gerou problemas significativos e que levaram às soluções criativas e inovadoras. “Participar desse projeto colocou o IMT no restrito grupo de instituições de ensino e pesquisa brasileiros com experiência e competência na área de manufatura avançada”, acrescenta.
O IMT liderou a equipe do produto que foi desenvolvido na célula de manufatura avançada e atuou como elemento neutro no projeto que reuniu diversas empresas de tecnologia de ponta.
“Num projeto com tanta diversidade, a integração de soluções e produtos é um fator crítico, e a imparcialidade do IMT na busca de soluções compatíveis e aceitáveis para todas as partes foi fundamental. Contamos com a participação de professores e alunos para realizar a virtualização e a simulação do processo produtivo. Os computadores e softwares do Laboratório de Comissionamento Virtual foram disponibilizados para a realização dessas atividades”, acrescenta o professor D’Angelo.
No total, foram quatro meses intensos de trabalho e doze pessoas do IMT envolvidas diretamente. .
Fábrica Inteligente
Acessório produzido pela fábrica inteligente que une as funcionalidades de um porta-lápis com as de um porta-celularDurante os cinco dias de FEIMEC, a fábrica inteligente produzirá cerca de 250 unidades customizadas de um acessório para escritório que une as funcionalidades de um porta-lápis às de um porta-celular. Convidados, parceiros das empresas participantes, empresários, engenheiros, técnicos e outros visitantes da feira receberão um QR-Code por e-mail, que será lido a partir da tela do smartphone no início da linha de produção montada no pavilhão.
Em seguida, o “cliente” selecionará suas preferências de cores e sobre a disposição dos lápis no acessório, sem precisar informar o modelo de seu smartphone para definir a largura do suporte. O próprio sistema faz essa identificação automaticamente no momento da leitura do QR-Code.
A fábrica inteligente ocupa uma área de 300 m², onde os visitantes podem acompanhar ao vivo todos os detalhes do processo de produção.