edição 71 - Maio de 2016
Instituição quer inspirar a sociedade a implementar projetos de “cidade inteligente” e melhorar os processos de gestão
A proposta do Smart Campus da Mauá é dispor de dados sobre o consumo de água, energia, coleta de lixo, funcionamento dos equipamentos etc., para otimizar a gestão e oferecer ainda mais qualidade aos serviços prestados.As enchentes e alagamentos são problemas graves que acontecem nas grandes cidades e acarretam inúmeros prejuízos e perdas, muitas vezes irreparáveis. E se as prefeituras tivessem a possibilidade de serem alertadas sempre que o nível dos rios e córregos ultrapassassem o limite de segurança e, assim, conseguissem adotar medidas preventivas para mitigar os efeitos das inundações?
Parece futurista demais? Mas isso já é possível ser feito, com viabilidade econômica, graças à tecnologia LoRa, que se destaca por ser de longo alcance e de baixíssimo consumo (podendo chegar aos 10km de alcance e 10 anos de bateria).
Ao colocar sensores em pontos estratégicos dos rios e córregos, por exemplo, consegue-se transmitir os dados sobre o nível da água por meio da tecnologia e alertar quando o volume de água extrapola o índice seguro, possibilitando que as autoridades consigam fazer um controle preciso e adotem ações para evitar os alagamentos.
Esse é apenas um dos inúmeros exemplos do uso dessa tecnologia. O mesmo pode ser feito em diversas situações que requeiram uma gestão inteligente de recursos ou patrimônio como o monitoramento e gerenciamento do consumo de água, energia elétrica ou mesmo do processo de coleta de lixo.
E é também o caminho que o Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) vem desenvolvendo para implantação no campus de São Caetano do Sul.
Smart Campus: exemplo de inovação para as cidades do ABC
A Mauá é a primeira instituição de ensino do ABC a implantar a estrutura da tecnologia LoRa para permitir o desenvolvimento de aplicações de Smart Campus. “Um campus universitário nada mais é do que uma cidade de dimensões reduzidas. Com a aplicação dessa tecnologia no IMT queremos servir de exemplo para as cidades da região, ao mostrar as vantagens que uma cidade inteligente possibilita no processo de gestão de recurso e patrimônio, gerando economia e melhoria na prestação de serviços”, explica o Prof. Dr. José Carlos de Souza Jr., reitor do Instituto Mauá de Tecnologia.
A proposta do Smart Campus da Mauá é possibilitar o desenvolvimento e a validação de sistema de coleta de dados por meio da tecnologia LoRa sobre o consumo de água, energia, coleta de lixo, funcionamento dos equipamentos, entre outras informações, com o objetivo de otimizar a gestão e oferecer ainda mais qualidade aos serviços prestados aos alunos, parceiros e funcionários.
Para isso, o IMT já conta com um laboratório estruturado com antena e gateway para atuar com essa tecnologia e um projeto de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) em andamento, que está sendo desenvolvido pelos alunos da última série da Engenharia Eletrônica.
“Estamos falando de uma tecnologia recente, que completou um ano de existência em março e somente agora está chegando ao Brasil. Trata-se de uma tecnologia que possibilita a criação de linhas de atuação para todos os nossos cursos, desde a Engenharia até o Design e a Administração. Com a LoRa conseguimos coletar os mais diversos dados e, aplicando inteligência, transformá-los em informação e conhecimento”, explica o reitor.
Uma das propostas do Instituto Mauá de Tecnologia é também ajudar as empresas brasileiras a desenvolverem projetos com base em LoRa. Para isso está investindo fortemente na formação de recursos humanos capacitados nessa tecnologia, com a introdução dela na grade curricular.
Tecnologia LoRa
A tecnologia LoRa tem base em radiofrequência e permite uma comunicação a longa distância com baixo consumo de energia e preço acessível. Seu funcionamento é em rede de topologia estrela, similar a uma rede de celular e suas principais aplicações são sistemas de IoT (internet das coisas) como sensores e monitores remotos, sobretudo aqueles operados com bateria, de mensagens curtas de status que sejam de fácil ou difícil acesso.