edição 70 - Abril de 2016

Cenário político agrava instabilidade do mercado financeiro

Momento exige cautela nos investimentos e análise profunda do contexto econômico e político

infoMaua 70 - Ricardo Com a crise política dominando o Brasil e a economia, é difícil saber como agir no contexto econômico, ficam difíceis as estratégias do empresariado para não estagnar a economia.

As últimas notícias da política brasileira têm provocado uma enorme oscilação no mercado financeiro. Se os fatos divulgados pela imprensa são contra o Governo, imediatamente a bolsa sobe e o dólar cai. Já quando ocorre o contrário, o dólar volta a disparar e a bolsa tem queda abrupta.

Com a pauta política dominando a economia, realmente  fica difícil saber como agir no contexto financeiro. Afinal, mesmo com  as dificuldades atuais que o País enfrenta, o empresariado não pode estacionar a operação até que um novo cenário seja definido.

Infomaua 70 - Ricardo O prof. Ricardo Balistiero acredita que no atual momento da economia brasileira a melhor opção é investir em Renda Fixa para não correr riscos.

“Estamos vivenciando um momento de extrema complexidade. Se a presidente Dilma conseguir superar o processo de impeachment, a economia tende a ficar estagnada, uma vez que não há maioria constituída no Congresso para a aprovação de medidas saneadoras. Caso ela deixe de governar o País, em curto prazo, teremos euforia no mercado. Isso vai durar algum tempo até que se perceba que os problemas políticos e econômicos são maiores do que parecem”, avalia o professor Ricardo Balistiero, coordenador do curso de Administração do Instituto Mauá de Tecnologia.

 

O professor arrisca considerar que, na hipótese de cassação da chapa eleita em 2014, um cenário possível seria uma repetição do ocorrido em 1946, quando Eurico Gaspar Dutra assumiu a Presidência no lugar de Getúlio Vargas. “Caso ocorra o impeachment e o vice-presidente Michel Temer também seja proibido de assumir o poder, uma alternativa possível para reduzir a pressão política seria o cargo de Presidente da República ser ocupado pela Presidência do Supremo Tribunal Federal até que se convoque uma nova eleição. Embora os ministros do STF não tenham articulação política formal, essa seria uma possibilidade de governo transitório para novas eleições”, reflete o professor Balistiero.

Em relação aos investimentos financeiros,  é hora de ter cautela. “Não é o momento de mexer nas aplicações. O mercado está num período de forte especulação e o risco de perder é alto. Quem tem algum valor guardado, o melhor a fazer é investir em renda fixa”, explica.

Agora nos resta aguardar os próximos capítulos e torcer para que a justiça seja feita, em prol do desenvolvimento do nosso País.

Acompanhe a Mauá nas Redes Sociais
Instituto Mauá de Tecnologia - Todos os direitos reservados 2024 ©