edição 70 - Abril de 2016
Evento reuniu 290 participantes em dois dias
O Instituto Mauá de Tecnologia sediou a segunda edição do Fórum STHEM Brasil, que reuniu 50 instituições de ensino.
Em 17 e 18 de março, o Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) sediou a segunda edição do Fórum STHEM Brasil, evento que reúne as instituições de ensino superior participantes do Consórcio STHEM – Science, Technology, Humanity, Engineering and Mathematics.
Foram dois dias de intenso aprendizado. Neste ano, estiveram presentes as instituições participantes anteriormente e outras com interesse em fazer parte do consórcio. No total, compareceram representantes de aproximadamente 50 instituições, somando 290 participantes.
“Essa edição foi um sucesso. Ficou evidente o interesse das instituições em realizarem avaliação dos resultados da implantação de propostas ativas. Isso é importante porque não basta apenas termos ideias de novas estratégias e levá-las à sala de aula. Temos de ter parâmetros para identificar e medir o impacto das mudanças implementadas”, explica o professor e coordenador da Academia dos Professores, Octavio Mattasoglio Neto.
Professor Anastassis Kozanitz, da Universidade de Québec, em palestra sobre inovação na pedagogia para melhorar a aprendizagem dos alunos.
No primeiro dia, mais de 180 professores tiveram a oportunidade de assistir à apresentação do professor Anastassis Kozanitz, da Universidade de Québec. Em sua palestra, ele abordou o tema “Pode menos ensino trazer mais aprendizagem? Combinando inovação e pedagogia para melhorar a aprendizagem dos alunos”, que foi bem aceita pelo público.
Já no segundo dia, quase 200 professores se revezaram na apresentação de duas plenárias de manhã e quatro sessões temáticas à tarde, nas quais foram apresentados cerca de 40 trabalhos.
Ampliando o conhecimento
“Tivemos a oportunidade de conhecer diversas experiências interessantes. Uma, em especial, chamou a atenção. Trata-se de um projeto que envolve o acompanhamento do estudante em seu desenvolvimento pessoal e profissional. Esse trabalho é feito com base no mapeamento de competências, de maneira muito bem estruturada, permitindo que o estudante construa um cenário de suas competências e trace caminhos para construir outras ao longo da carreira”, acrescenta o professor e coordenador, Octavio Mattasoglio Neto.
O evento mostrou o amadurecimento das instituições e professores envolvidos com propostas inovadoras e bem fundamentadas. “Essa experiência é feita com base no processo de aprendizagem ativa e, com isso, os docentes e gestores participantes do evento levarão essas ideias para suas instituições, garantindo a melhoria e atualização do trabalho de formação realizado no Ensino Superior”, explica o professor.
Na Mauá, o investimento já trouxe resultados. Os três professores, que participaram do programa de treinamento em 2015, realizaram um workshop de multiplicação das ideias com outros professores do IMT. Essa ação fez com que tenhamos neste momento outros professores aplicando estratégias ativas de aprendizagem”, acrescenta.