Alunos da Mauá conquistam os 1.º, 2.º e 3.º lugares no Congresso SAE Brasil 2012 na categoria Trabalhos Estudantis
Prof. Fernando Malvezzi é orientador dos grupos que conquistaram 1.º e 3.º lugares
O 21.º Congresso e Exposição Internacionais de Tecnologia da Mobilidade SAE Brasil acontece de 2 a 4 de outubro no Expo Center Norte, em São Paulo. O evento é realizado pela SAE BRASIL (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade) associação sem fins lucrativos cuja principal finalidade, há quase 30 anos, é gerar base de apoio e capacitação, com foco no constante avanço tecnológico e elevação do patrimônio técnico brasileiro. Durante o Congresso serão premiados os alunos de cursos de graduação em Engenharia que tenham se destacado por seu desempenho acadêmico e produzido trabalho de conclusão de curso focado em aplicações automobilísticas.
As três primeiras colocações da categoria Trabalhos Estudantis são de equipes do Instituto Mauá de Tecnologia. Os alunos das equipes levarão para casa prêmios parte em dinheiro, parte em incentivo para cursos promovidos pela SAE Brasil. Os primeiros colocados também ganharão uma bolsa para cursar pós-graduação na Mauá.
A equipe vencedora apresentou o ?Projeto de um sistema de tração elétrica para um veículo utilitário? desenvolvido pelos alunos Ramon Perez, Denis Minharro Gambin Goshi e Bernardo Curioni que cursam a 6ª série de Engenharia Mecânica, período noturno. O professor Fernando Malvezzi, orientador do grupo, comenta que esse trabalho busca uma alternativa para que os veículos com motor a combustão sejam modificados para um sistema elétrico. ?Muito se fala de buscar alternativas em relação a essa nova tecnologia que, caso prospere, permitirá a troca do sistema convencional para motorização elétrica?, explica prof. Malvezzi.
O projeto premiado em segundo lugar, ?Desenvolvimento de uma injeção eletrônica para motores monocilíndricos de baixa cilindrada?, foi criado e desenvolvido pelos alunos da 6ª série de Engenharia Eletrônica, período noturno, Bruno Tadeu Pavão, Anderson Fuzetto Tucan, Rodrigo Palugan Hollosi e Thiago Araújo Garcia, sob a orientação do professor Sergio Ribeiro Augusto. "O sistema desenvolvido permite o gerenciamento do motor, obtenção das informações por telemetria, além de possuir uma interface homem-máquina para configuração local. Tudo isso faz com que o sistema seja aberto a inovações, visto que sua concepção foi modular?, conta o professor Sergio.
Em terceiro lugar estáo projeto?Desenvolvimento de um sistema de suspensão e direção aplicado a um veículo Baja SAE? de autoria dos alunos Edgar Sanches Moreno, Leonardo Capocio Netom e Marlon Robson de Oliveira da 5ª série do curso de Engenharia Mecânica período diurno. ?Esse projeto chama atenção por seu aspecto técnico alinhado com o que se espera atualmente de um engenheiro. Esse grupo não pulou etapas e investiu em simulações antes dos ensaios experimentais com protótipos?, fala prof. Malvezzi que também foi orientador dessa equipe.
Os professores orientadores dos grupos dizem que há muitas vantagens em participar de congressos como este. Para o professor Sergio, nesse tipo de evento, há a oportunidade de conseguir um reconhecimento de seu esforço e ter incentivo para dar continuidade em seus estudos, como uma pós-graduação, por exemplo. ?Nesse caso, há chance de apresentar seu projeto a críticas de profissionais do mercado além de expor sua imagem como profissional e sua ideia para empresas e empresários. Já tivemos casos de pessoas que conseguiram emprego em empresas renomadas?, pontua prof. Malvezzi.
Guia do Estudante premia todos os cursos da Mauá
A Instituição conquista 35 estrelas e nota máxima em Engenharia de Produção
Mantendo o histórico de boa classificação no ranking do Guia do Estudante, a Mauá celebra mais uma conquista. Os dez cursos oferecidos, atualmente pela Mauá receberam, ao todo, 35 estrelas, e nota máxima em Engenharia de Produção ? 5 estrelas.
Para o reitor da Instituição, José Carlos de Souza Jr., essa classificação comprova o reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela Mauá e reflete o trabalho da coordenação do curso e de sua equipe de professores. "O fato de todos os cursos que oferecemos serem estrelados mostra o profissionalismo dos nossos colaboradores e a estrutura que colocamos à disposição de nossos alunos, que contribuem com sua qualidade e esforço?, diz o professor.
Em 2011, a Mauá já havia sido classificada pelo Guia do Estudante, publicado pela Editora Abril, como a melhor instituição de ensino particular do Estado de São Paulo e a 2ª do País, na categoria Engenharia e Produção.
Além disso, a Instituição também comemora a classificação em 1º lugar no Brasil no Ranking Universitário Folha ? RUF, entre as instituições particulares brasileiras de cursos de Engenharia. ?Sem dúvida os resultados ocorreram por conta do amadurecimento da comunidade docente, administrativa e discente do Centro Universitário. Agradeço a todos os colaboradores e alunos pelo objetivo alcançado, pois sem a participação harmoniosa dessas equipes não teríamos colhido esses frutos?, comemora o reitor.
|