edição 93 - Julho de 2018
Eng. Renato Romio, chefe da Divisão de Motores e Veículos do Centro de Pesquisas da Mauá.
Há cerca de dois anos, os veículos híbridos plug in (aqueles que, além de ter um motor de combustão interna, também podem ser recarregados em tomadas) e elétricos vêm ganhando espaço no Brasil. E, verificando o crescimento desse mercado, a Divisão de Motores e Veículos - DMV do Centro de Pesquisas da Mauá, que sempre realizou ensaios nos mais diversos segmentos da área Automotiva, agora também passa a oferecer testes para carros híbridos e elétricos.
Para isso, a Divisão de Motores e Veículos adquiriu equipamentos para manter uma instalação fixa específica para recarga de baterias. "Essa instalação permite saber qual a energia necessária para completar a carga da bateria. Dessa forma, podemos fazer ensaios de consumo de energia elétrica nesses tipos de veículos, quando estão operando no mesmo percurso utilizado para a medição dos consumos de combustíveis em veículos convencionais", comenta o Chefe da Divisão de Motores e Veículos do Centro de Pesquisas do Instituto Mauá de Tecnologia, engenheiro Renato Romio.
Testes
Os testes seguirão em sua maioria os mesmos padrões utilizados pela Divisão de Motores e Veículos, porém, em casos nos quais a autonomia total dos veículos elétricos está abaixo de 20 km, foi desenvolvido um trajeto mais curto para evitar a utilização concomitante do motor de combustão.
"Com esse equipamento, a Mauá passa a atuar regularmente numa área que é a tendência para os veículos mais modernos e isso está muito ligado à nossa tradição em inovação tecnológica", diz Renato Romio.
Os testes seguirão os mesmos padrões já utilizados pela Divisão de Motores e Veículos, mas num trajeto mais curto.
Resultados
Esses testes estão em andamento e a DMV está enviando aos parceiros os resultados de consumo de energia elétrica e de combustível líquido.
Atualmente a Divisão de Motores e Veículos realiza ensaios específicos para montadoras, imprensa especializada da área Automotiva e os alunos e professores também podem utilizar as instalações para trabalhos acadêmicos e aulas.
Destaque
Vale destacar que, recentemente, como consequência da parceria que o Instituto mantém com a PSA e a Fapesp, da qual também participam outras instituições, um veículo Peugeot 3008 hibrido foi recebido para a realização de experimentos. "Essa é uma oportunidade excelente para que os pesquisadores, professores e alunos da Mauá obtenham conhecimento sobre essa tecnologia ainda pouco difundida em nosso País", finaliza Romio.