edição 47 - Novembro de 2013

A computação em nuvem, também conhecida como cloud computing, é um novo conceito para armazenamento de dados em computadores, utilizando servidores compartilhados e interligados por meio da Internet. ?A grande vantagem da computação em nuvem é o fácil acesso às informações, de qualquer lugar do mundo, a qualquer hora, não havendo necessidade de instalação de programas já que é realizado por meio da Internet - daí a alusão à nuvem?, comenta o professor João Carlos Lopes Fernandes, do curso de Engenharia de Computação do Instituto Mauá de Tecnologia.
Empresas como Amazon, Google, IBM e Microsoft foram as primeiras a iniciar uma grande ofensiva nessa "nuvem de informação" (information cloud), que especialistas consideram ser uma "nova fronteira da era digital". Aos poucos, essa tecnologia vai deixando de ser utilizada apenas em laboratórios para começar em empresas e em computadores domésticos.
A restrição ou abertura de acesso depende do negócio, do tipo de informação e do nível de privacidade desejada. Algumas organizações querem segmentar determinada informaç? ?o por usuário, por isso existem diferentes tipos de implantação.
A nuvem privada é, em geral, construída sobre um data center privado, exclusivo para um único usuário (uma empresa, por exemplo), que possui total controle sobre a forma de as informações serem inseridas. As nuvens públicas são aquelas executadas por terceiros, em que os arquivos de diversos usuários ficam armazenados no sistema, permitindo sua constante atualização. Já as nuvens híbridas, ou computação em ondas, permitem a combinação do privado e público.
Diversas são as vantagens do cloud computing como a possibilidade de utilizar softwares sem que estes estejam instalados; não se preocupar com o sistema operacional do computador; o trabalho corporativo e o compartilhamento de arquivos se tornarem mais fáceis, uma vez que todas as informações se encontram no mesmo local; os softwares e os dados poderem ser acessados em qualquer lugar, bastando o acesso à Internet; a infraestrutura necessária ser bem mais enxuta, consumindo menos energia, refrigeração e espaço físico e, consequentemente, contribuindo para preservação e uso racional dos recursos naturais.
A desvantagem da computação em nuvem é o risco de comprometimento da privacidade, justamente por ser tudo online. ?Pensando nesse problema as empresas que fornecem o cloud computing já estão trabalhando para encontrar a melhor solução de proteção das informações?, finaliza o professor.