edição 46 - Outubro de 2013

Equipe da Mauá foi campeã em duas das três categorias da 10.ª Maratona de Eficiência Energética


A Maratona de Eficiência Energética reuniu 29 instituições de ensino de todo País e 55 veículos no Kartódromo Ayrton Senna

O Instituto Mauá de Tecnologia participou mais uma vez da Maratona de Eficiência Energética e foi o primeiro colocado em duas das três categorias do evento: Gasolina e Etanol. A equipe foi premiada com um veículo-protótipo da montadora Renault, para cada vitória na competição, que reuniu 29 instituições de ensino de todo o País e 55 carros, de 26 a 30 de agosto, no Kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos, São Paulo.

Após a competição, na avaliação técnica dos projetos, a equipe conquistou ainda o prêmio de melhor projeto com o carro elétrico ?Dedo Português?, recebendo como premiação uma Workstation da HP.

?Foi uma participação muito boa, pois saímos campeões de duas das três modalidades disputadas. Os alunos ficaram muito contentes por terem vencido e principalmente com o encerramento pelo Emerson Fittipaldi, padrinho do evento, que autografou e deu uma volta num dos veículos vencedores", comemora o professor Éd Cláudio Bordinassi, professor do curso de Engenharia Mecânica da Mauá.

A equipe é formada por alunos dos cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, Engenharia de Controle e Automação e Engenharia de Produção e os carros vencedores foram ?Pé de Pano?, primeiro colocado na categoria a Gasolina com a marca de 405,845 km/L e ?Barão de Mauá? ??,  primeiro colocado na categoria Etanol, que fez 233,057 km/L.

Um dos projetos de veículo da equipe EcoMauá intitulado ?Veículo protótipo elétrico de alta eficiência para competição de eficiência energética? tambémfoi apresentado no Painel Estudantil do Congresso do 9° Salão Latino-Americano de Veículos Elétricos, Componentes e Novas Tecnologias, que ocorreu em São Paulo de 10 a 12 de Setembro, e classificou-se em 1° lugar.

Sobre a Maratona de Eficiência Energética

A competição é dividida em três categorias, Gasolina, Elétrico e Etanol,  e tem como objetivo envolver os futuros engenheiros e designers no desafio de criar veículos mais econômicos e ecológicos. Nas categorias Gasolina e Etanol, ganham as equipes que menos combustível consumirem nas oito voltas no Kartódromo, com uma velocidade média mínima de 24 km/h e, na categoria Elétrico, a meta é completar o mesmo percurso com o menor consumo de energia elétrica fornecida por uma bateria, a uma velocidade mínima de 15km/h.

Em cada categoria são premiadas as três equipes que alcançarem o menor consumo energético, mas questões como inovação tecnológica, segurança do piloto e impacto ambiental são determinantes para a avaliação das equipes.

A 10.ª Maratona Universitária da Eficiência Energética teve o patrocínio da Renault, Instituto Renault e Siemens e o apoio da NSK Rolamentos e SPTuris.

Acompanhe a Mauá nas Redes Sociais
Instituto Mauá de Tecnologia - Todos os direitos reservados 2025 ©