edição 5 | Agosto de 2009    

A tecnologia está em nossas vidas. Revolucionando as formas de ensino, facilitando nossas vidas e ditando comportamentos

A Informática e a Educação


"Humanóides" a evolução da robótica sempre presente nos trabalhos da Mauá

Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, foi o palco da 9.ª Conferência Mundial de Informática na Educação (IFIP World Conference on Computer in Education), realizada pela primeira vez na América do Sul. Apoiada no tema "Educação e Tecnologia para um Mundo Melhor", a edição deste ano aconteceu de 27 a 31 de julho e contou com a participação de algumas universidades brasileiras em sua organização.

Promovido pela Federação Internacional para Processamento de Informação (IFIP), o evento tem por objetivos discutir o uso da tecnologia na educação e promover a melhor capacitação tecnológica na área de ensino. Representada por dois trabalhos orientados pelo professor Wanderson de Oliveira Assis, coordenador do Curso de Pós-Graduação em Instrumentação, Automação e Controle, a Mauá marcou presença no evento.

"Essa foi uma grande oportunidade para compartilharmos experiências com profissionais de outros continentes e que atuam nas áreas tanto de tecnologia da Informação (TI) quanto de Educação. A conferência tem-se consolidado como um importante fórum para a apresentação de novas práticas pedagógicas e de ferramentas computacionais aplicadas ao ensino", observa o professor Wanderson.

Um dos trabalhos, apresentado pela professora Alessandra Dutra Coelho, tratou do desenvolvimento de um projeto de pesquisa motivado pela necessidade de implantação de novas tecnologias no laboratório de Controle e Automação do curso de Engenharia Elétrica. O objetivo da pesquisa foi a demonstração de experiências de laboratório utilizando kits educacionais, incluindo sistema de aquisição de dados, para a implantação de sistemas de controle. Entre os resultados, pode-se apontar o desenvolvimento de um sistema computacional, baseado na utilização do software LabVIEWTM, que permite efetuar o controle de velocidade de motores e o de temperatura em sistemas industriais, incorporando vários aspectos didáticos essenciais para o ensino em cursos de Engenharia. No desenvolvimento desse projeto deve-se destacar a contribuição dos alunos do curso de mestrado em Engenharia de Processos Químicos e Bioquímicos da Mauá: Edson João Patané e Fábio Roberto Garcia de Lima.

O segundo trabalho apresentado no evento, de autoria da professora Alessandra Dutra Coelho, fazia, por sua vez, uma retrospectiva das atividades na Mauá desde 2003 na área de Desenvolvimento de Robôs Autônomos, uma das áreas de iniciação científica da instituição. No trabalho buscou-se demonstrar a importância e o amadurecimento que os projetos e a participação em competições de robótica, inteligência artificial e mecatrônica têm proporcionado aos futuros engenheiros da Mauá.

A importância das Atividades Extracurriculares

Vivenciar o mundo real numa profissão é algo muito importante para acelerar o conhecimento. Nesse sentido, a participação em atividades extracurriculares e em trabalhos de iniciação científica muito tem a contribuir com a formação dos alunos da Mauá.

José Carlito de Oliveira é um bom exemplo disso. Aluno da 5.ª série de Engenharia de Controle e Automação, ele e mais quatro alunos da 4.ª série do mesmo curso têm dedicado boa parte de seu tempo livre ao desenvolvimento de um projeto de mVant - veículo aéreo não tripulado, ideal para monitoramento de pessoas e regiões, uma espécie de câmera fotográfica aérea. "Ainda estamos desenvolvendo o projeto e a proposta é termos concluído toda a etapa de simulação até o final de 2010", explica Carlito. "As atividades extracurriculares nos trazem uma grande oportunidade de ampliar nosso contato com as tecnologias mais avançadas e ir além da grade curricular. Aprendemos mais e mais rapidamente", observa Carlito.

Projeto Jovem Tec visa capacitar estudantes da rede pública em TI

A Mauá é a única Instituição de ensino que assinou recentemente um convênio com a Companhia de Processamento de Dados do Município de São Paulo - PRODAM para integrar o Projeto Jovem Tec. O projeto, que também conta com a participação de empresas como Cisco, Telefonica, Intel e Microsoft, é uma iniciativa da Prefeitura da capital e do Governo do Estado de São Paulo, que visa capacitar estudantes da rede pública estadual, na área de Tecnologia da Informação - TI. Mais preparados, os alunos serão encaminhados para estágios em escolas da rede municipal de ensino. A expectativa é a de que o projeto garanta estágio para até 2,5 mil alunos do ensino médio já em 2010.

Segundo o professor Otávio de Mattos Silvares, reitor do Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia, os estudantes da rede pública não serão os únicos beneficiados com o projeto. Os alunos de graduação dos diversos cursos da Mauá, que quiserem contribuir para o projeto, serão treinados pelos técnicos das empresas provedoras dos equipamentos para atuarem como multiplicadores. "Estamos abrindo uma oportunidade para que nossos alunos possam treinar, preparar-se em uma área específica e fazer contato com as empresas em que poderão vir a trabalhar, aumentando seu networking", afirma. 

As formas de participação estão sendo discutidas, portanto aguardem que mais notícias serão transmitidas futuramente.

Por um mundo melhor

Os trabalhos de graduação a serem apresentados na Eureka 2009 começam a agitar a vida de alunos e professores. Em fase final de execução, muitos deles demonstram a preocupação dessa geração de jovens profissionais em fazer uso de novas tecnologias para colaborar com a preservação do meio ambiente e melhorar a qualidade de vida das pessoas. Sustentabilidade e mecanismos que facilitem a vida de pessoas portadoras de condições especiais terão, com certeza, seu espaço garantido nessa próxima Eureka. É esperar para ver...


Tecnologia de ponta - o mVant, um veículo aéreo não-tripulado para monitoramento de regiões
Site da Mau�  Twitter  Facebook  Youtube  Flickr  Google+  Blog da Mau�
Esta newsletter é uma correspondência autorizada pelo destinatário. Caso você deseje cancelar o recebimento, envie uma mensagem para comunicacao@maua.br com o assunto (subject) CANCELAR. Sugestões e comentários são bem-vindos e devem ser encaminhados para comunicacao@maua.br