edição 40 - Abril de 2013

No último dia 13, no campus de São Caetano do Sul, foram recebidos os prefeitos Luiz Marinho e Paulo Pinheiro, de São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul, respectivamente, apresentação do projeto de mobilidade urbana do Grande ABC e da expansão da Linha 18 - Bronze do Monotrilho, que deverá ter uma estação próxima à Portaria 3 do campus da Mauá.
Nesse dia, a equipe de Marinho apresentou um panorama geral do plano de mobilidade urbana de São Bernardo do Campo, cuja programação inclui o investimento em um viaduto até a Rodovia Anchieta. O plano apresenta algumas interferências, principalmente nas áreas de divisa como o entorno da Praça Mauá, além das alças de acesso ao km 13 da Anchieta.
Após a apresentação, o reitor José Carlos de Souza Jr. e o superintendente de Planejamento e Desenvolvimento da Mauá, Fábio Bordin, apresentaram o campus aos prefeitos e o local da futura estação, além de mostrarem algumas atividades desenvolvidas no Centro de Pesquisas. ?É importante que as prefeituras tenham conhecimento das atividades que realizamos para notarem que podemos contribuir tanto na área da Educação quanto na prestação de serviços em Ensaios Técnicos e de Controle de Qualidade, afirma Fábio.
Fábio explica que uma das preocupações do IMT era evitar que a estação fosse construída em cima do anel viário da Praça Mauá, onde o trânsito já é intenso. Por isso foram realizados estudos para propor uma alternativa viável, o que ocorreu.
O projeto, inicialmente, previa a execução das estações ?Av. Goiás? e Instituto Mauá nas principais entradas de São Caetano do Sul. A Prefeitura Municipal, em parceria com a Mauá, apresentou estudo visando que as estações fossem posicionadas mais proximamente aos geradores de fluxo ao longo da linha do Monotrilho e ainda com menor interferência nos sistemas viários. A estação ?Goiás? ficará mais próxima da Universidade de São Caetano do Sul - USCS e do terminal de ônibus/ trem, enquanto a estação Mauá ficará mais perto do mesmo terminal e da Universidade Metodista de São Paulo.
O encontro também serviu para Paulo Pinheiro conhecer onde possivelmente será erguido o novo edifício de laboratórios no campus de São Caetano do Sul. ?Espero que tenhamos aberto contato para projetos futuros, mostrando outro assunto em que também podemos contribuir: o controle de qualidade aplicado ao sistema de sinalização viária. Um assunto em que o nosso Centro de Pesquisas já desenvolve ações com diversas concessionárias?, finaliza.