edição 40 - Abril de 2013

Peter Berkely Bardram Walker, presidente do Metrô de São Paulo desde abril de 2012 e ex-aluno do Instituto Mauá de Tecnologia do curso de Engenharia Elétrica na modalidade Eletrotécnica, orgulha-se ao descrever a Mauá como ?uma excelente Instituição, tornando-se assim um bom princípio para a carreira futura?.
Peter optou pelo curso de Engenharia por sempre ter tido habilidade em Ciências Exatas e escolheu a Mauá pela credibilidade no mercado de trabalho, porém, apesar de considerar as Instituições de Ensino como ?portas de entrada? para uma carreira promissora, acredita que para ser um excelente profissional é necessária a continuidade dos estudos, desenvolvimento e crescimento pessoal. ?A graduação é o princípio. Especializações são necessárias para alcançar um bom trabalho e consequente remuneração a contento. O mundo globalizado está num crescimento que exige atualizações constantes e só assim um profissional poderá ter uma carreira de sucesso?, afirma.
Assumir a presidência do Metrô de São Paulo significa, para Peter, receber um voto de confiança do Governador do Estado e do Secretário de Transportes Metropolitanos. O executivo começou a trabalhar para o Governo do Estado em 2011 como Secretário-Adjunto dos Transportes Metropolitanos, secretaria à qual se vinculam o Metrô, CPTM e EMTU? Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos.
Anteriormente, foi presidente da Sanasa e da Jupiá Engenharia e diretor da Sawana Empreendimentos Imobiliários. E, na EMTU, era diretor de assuntos corporativos.
Peter também possui vasta experiência internacional. Além de falar fluentemente dois idiomas, o inglês e o espanhol, conhece 38 países e, na maioria de suas viagens, os negócios foram o motivo principal do deslocamento. Por isso considera o inglês imprescindível, intitulando o idioma como uma ?língua-mãe?, e o espanhol como necessário.
Hoje, aos 68 anos, assim como em seus empregos anteriores, seu dia a dia continua exigindo conhecimentos da área de Engenharia. ?Sempre trabalhei utilizando os ensinamentos ministrados na Mauá e nas empresas pelas quais passei.?, relata. Também conta que sua atividade no Governo exige dedicação exclusiva e integral, praticamente 24 horas do dia, mas que se sente útil e possui uma equipe animada por sua liderança.A gestão de Peter encerra-se emdezembro de 2014.