edição 40 - Abril de 2013
O vice-presidente da empresa visitou a Mauá para reconhecê-la como única instituição de ensino na América Latina a utilizar seu software para fins acadêmicos

Em 6 de março, o Instituto Mauá de Tecnologia recebeu das mãos do Vice-Presidente da Dassault Systèmes, Tierry Collet, o ?Academy Member Label?, certificado que reconhece a Mauá como única instituição de ensino da América Latina usuária do software PLM ?Product Lifecycle Management? para a formação de engenheiros. No mesmo dia, ainda no campus de São Caetano do Sul, Remy German, gerente da Dassault Systèmes no Brasil, proferiu uma palestra sobre o tema ?Modelo ENIM para desenvolvimento de projeto de automóveis usando PLM: um desafio para a Mauá? ??.
O PLM é uma abordagem integrada de modelos, métodos e ferramentas com foco na informação e gerenciamento de processos durante os diferentes estágios do ciclo de vida de um produto, tais como projeto, manufatura, relações com fornecedores, prestação de serviços a clientes e destinação final.
O software foi adquirido pela Mauá no final de 2011 e é utilizado pelos alunos do curso de Engenharia de Produção no denominado ?Eixo de Disciplinas de Projetos?, que compreende Projeto de Produto, Projeto de Fábrica e Gerenciamento da Produção e Projetos Industriais. A aquisição desse software e a construção da Fábrica Virtual vieram com o intuito de criar um ambiente interno de aprendizado contínuo para professores e alunos, inovando mais uma vez na formação de Engenheiros, explica Antonio Cabral, professor do curso de Engenharia de Produção da Mauá. ?Decidimos mesclar de forma equilibrada as realidades virtuais, criadas em ambiente do software PLM, e as tangí veis, que representam as pequenas e médias empresas brasileiras, para proporcionar ao aluno uma vantagem competitiva no mercado de trabalho, que tanto aumente a sua empregabilidade quanto incentive o seu empreendedorismo?, conta o professor Cabral.
Segundo o docente, a Fábrica Virtual, também conhecida como Manufatura Digital, é desenvolvida num ambiente virtual dinâmico de simulaç? ?o em duas e três dimensões, apresentando um conjunto de ferramentas que integram o projeto de produto aos processos de manufatura. Dessa forma, permite que sejam encontradas as melhores soluções de layout de fábricas, fluxo de materiais, ergonomia e logística, entre outros.
?Foi ótimo receber o certificado numa iniciativa da Dassault Systèmes, pois tivemos um reconhecimento internacional que abre muitas portas para nossa Instituição?, afirma o professor Antonio Cabral.
A Dassault é uma das principais empresas do mundo e pioneira na criação do conceito 3DEXPERIENCE, que permite a visualização completa de projetos em três dimensões, mesmo antes de serem desenvolvidos. A empresa é líder mundial em design 3D, 3D Digital Mock Up e Gerenciamento do Ciclo de Vida de Produtos (PLM ? Product Lifecycle Management).