edição 30 - Dezembro de 2012
Conheça as atrações culturaisque a cidade de São Paulo e o Grande ABC reservaram para você.
AGENDA ABC
Teatro: Auto da Anunciação apresenta a imagem do sem-teto brasileiro
Para entrar no clima natalino, a Cia. Cênica traz aos palcos o Auto da Anunciação,que celebra a cultura popular brasileira, com a imagem do sertanejo, do retirante e do sem-teto, num universo regionalista. O público poderá contar com música ao vivo e perceber a linguagem melodramática utilizada.
A história é narrada por uma comitiva de viajantes sertanejos que decide descansar, após mais um longo dia de caminhada. Sob uma noite iluminada por uma estrela cadente, a comitiva faz uma oração e relembra o nascimento de Jesus.
Com direção de Fagner Rodrigues, o espetáculo tem duração de 60 minutos e é gratuito.
Quando: 23.12, às 16h
Onde: SESC Santo André, na Área de Convivência.Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
Exposição: Artistas e suas obras resgatam o espírito dos anos 90
A mostra gratuita ?Geração 90: O que foi mostrado ? O que não foi dito? reúne trabalhos de diversos artistas que iniciaram ou modificaram suas obras expostas a partir dos anos 90.
A exposição busca mostrar a diversidade de caminhos trilhados por esses artistas, além de resgatar um pouco do espírito daquele momento entre os anos de 89 e 92, para refletir sobre as razões de sua importância no passado e sobre o que sugerem, instigam e incomodam no presente.
Quando: até 31.01.13. De terça-feira a sábado, das 9h às 17h, e as quintas, até às 20h30
Onde: Pinacoteca de São Bernardo do Campo. Rua Kara, 105, Jardim do Mar ? Tel: 4215-4056
Literatura: Game testa conhecimento sobre obra poética
O jogo foi criado com base na obra Grande Sertão Veredas, do escritor Guimarães Rosa, e trata da jornada do personagem Riobaldo em sua trajetória pelo sertão.
O jogador controlará Riobaldo e pode optar por três maneiras de jogar: pela história linear, assim como no livro; navegar pelo mapa escolhendo diferentes caminhos; ou passar pelas etapas de forma aleatória. As duas últimas opções são mais desafiadoras. A proposta de seguir diferentes caminhos faz referência ao principal questionamento do livro, que é a relação da autonomia para escolher para onde ir.
Em alguns momentos, o usuário terá de consultar a obra de Guimarães Rosa para encontrar respostas que são essenciais para a continuação do jogo. Essas respostas são palavras-chave que estarão grifadas em alguns trechos do livro. Quanto mais o usuário conhecer a trama, mais fácil será para percorrer o caminho.
Quando: até 30.12, de terça a sexta-feira, das 10h30 às 21h30. Sábados e domingos, das 10h30 às 18h30
Onde: SESC Santo André: Rua Tamarutaca, 302, Vila Guiomar
AGENDA SÃO PAULO
Exposição: Brasil do século 19 ganha exposição na Caixa Cultural
A Caixa Cultural Sé apresenta a exposição?Klumb: a Corte e o Brasil?, que traz algumas obras da coleção de imagens produzidas em meados do século 19 pelo alemão Revert Henry Klumb, fotógrafo da Casa Imperial. Klumb retratou por mais de dez anos o cotidiano da capital do império e também a construção de Petrópolis.
A exposição também é composta por uma litografia, método usado como alternativa à fotografia, que era muito cara na época, e uma série de estereoscopias, técnica que, empregando um recurso ótico, simulava já naquela época o 3D.
As mais de 60 peças expostas fazem parte dos acervos da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro e do Museu Imperial de Petrópolis. A entrada é gratuita.
Quando: até 06.01.13. Todos os dias, exceto às segundas-feiras, das 9h às 21h
Onde: Praça da Sé, 111 - 8º andar - Sé ? Centro. Tel: (11) 3321-4400
Exposição: ?Espelho da Arte? traz retrospectiva dos 50 anos de carreira de Regina Duarte
Foi por interpretar diversos papéis na teledramaturgia brasileira e ser conhecida nacionalmente por seu talento que a atriz Regina Duarte tem seus 50 anos de carreira relembrados na exposição ?Espelho da Arte ? A Atriz e o Seu Tempo?, com entrada gratuita. A mostra chega a São Paulo após ter sido vista por mais de 18 mil pessoas no Rio de Janeiro.
O espaço é composto por cenários que ordenam cronologicamente as fases da atriz,, de modo que uma linha do tempo conduz o público a oito ambientes. As imagens das personagens interpretadas por Regina são paralelamente associadas a fatos históricos nacionais e internacionais que ocorreram na época de cada filmagem.
Quando: até 24.02.13. De terça-feira a domingo, das 12h às 19h
Onde: Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo: Rua Jorge Miranda, 656 ? Centro ? Tel: (11) 2155-3300
Evento: Projeto oferece espetáculos, palestras e shows musicais no Centro
A Cia. Pessoal do Faroeste promove o ?Projeto Boca Livre?. O evento conta com ingresso pelo sistema ?pague quanto vale?. Além de três espetáculos, o programa também inclui palestras, debates, exibições de filmes, leituras dramáticas e apresentações musicais.
A parte musical do projeto acontece às terças-feiras em dois horários, às 19h30 e às 21h30, enquanto a sessão de conversas ocorre às quartas-feiras.
Abaixo as peças teatrais que integram a programação:
Meio dia do Fim - Quartas, às 21h30
Indicado ao Shell e CPT/2010, a peça traz a história de um casal de latifundiários, perto de completar 30 anos de casamento. Eles têm uma intensa discussão que, após a questão amorosa, aborda a financeira. O autor do drama, Paulo Faria, faz o papel do marido e também dirige o espetáculo, ao lado de Beto Magnani. A esposa é interpretada pela atriz Graciana Magnani.
Borboleta Azul - Quintas, às 21h30
O drama escrito pelo dramaturgo Paulo Faria é ambientado em uma área rural do Brasil e traz elementos do romance O Estrangeiro, de Albert Camus, além de influências da obra de Guimarães Rosa. Com abordagem sensível, Paulo Faria conta a história de mãe e filha que moram em uma pensão decadente, em uma cidade ameaçada pela construção de uma usina. Há 30 anos, a mãe vendeu seu primogênito para que ele enriquecesse e voltasse para buscá-las. De repente, surge um misterioso hóspede que pode ser a chave para que elas possam deixar a cidade.
Cine Camelão ? A boca do lixo ? sextas e sábados, às 21h30, e domingos, às 19h30
Nos arredores do Bom Retiro, Luz e Santa Ifigênia, nas décadas de 60 a 80, São Paulo viu surgir as principais produtoras de cinema da cidade. A Boca do Lixo, como o local ficou conhecido, foi recriada pela Cia. Pessoal do Faroeste em um drama. A peça reúne personagens inspirados em quem circulava por lá, como a cantora Wanda Scarlatti (interpretada pela atriz Mel Lisboa).
Quando: até 10.02.13
Onde: Sede Luz do Faroeste: Rua do Triunfo, 305 - Metrô Luz