edição 30 - Dezembro de 2012

Rosangela Bacima, professora do curso de Administração da Mauá, defende o planejamento no final do ano, mas diz que metas devem adequar-se à realidade


Faça uma lista do que mais quer alcançar ou mudar em 2013

Após mais um ano corrido e, assim como todos os outros, com notícias boas e outras nem tanto, 2012 está no fim. A maioria das pessoas torna-se mais solidária e alegre nesta época, devido às festas, férias, Natal, verão, 13.° salário e, principalmente, em consequência do pensamento de se ter uma chance de recomeçar tudo no ano seguinte. Mas esse período também pode ser de grande reflexão: fazer um balanço do ano, avaliar as decisões tomadas e programar-se para os próximos 12 meses, em todos os seus papéis e atividades.

Para evitar situações inesperadas, como ter de desistir de sonhos, ou arrepender-se do que poderia ter sido feito e não foi, é preciso planejar. Segundo a professora de Psicologia do curso de Administração do Instituto Mauá de Tecnologia, Rosangela Bacima, quando se projeta algo, com metas e resultados concretos a serem obtidos, assume-se um compromisso, no mínimo, consigo mesmo. ?O planejamento exerce um papel importante na vida do ser humano, pois direciona-o, coloca-o em foco e dá-lhe energia, servindo também como uma cobrança pessoal benéfica. Para tanto, deve-se colocar cabeça e emoção em direção ao que se quer alcançar?, afirma.

De acordo com ela, o registro escrito das metas a serem buscadas é sempre necessário, pois o compromisso torna-se mais tangível, como um contrato, mesmo que documentado apenas por quem o escreve. A profissional resume a ação como uma forma de ?controle pessoal?.

Aproveite o entusiasmo do começo do ano e faça uma lista do que mais quer alcançar ou mudar em 2013. A professora acredita que é preciso procurar equilíbrio entre todas as dimensões da vida. ?A nossa existência não se resume somente a trabalho, família ou economia de dinheiro. Costumo pensar de forma integrada, considerando saúde, estudo, relacionamentos. A reflexão sobre a vida deve ser feita de maneira ampla; afinal, cada tema está relacionado com outro?, explica.

Ainda assim, é necessário criar metas desafiadoras, porém realistas. Rosangela conta que é fundamental analisar e se perguntar ?quais são as minhas condições?? para então planejar-se em função delas e, dessa maneira, encontrar alternativas e construir outros recursos, se necessário. Tudo para evitar a desistência no meio do caminho, em especial quando se trata de objetivos em longo prazo. Estes precisam ser bem acompanhados, sob o risco de se perderem com o passar do tempo ou de simplesmente não se concretizarem. Com um planejamento adequado, pode-se estabelecer etapas e resultados intermediários que nos conduzam ao resultado final.

Para a especialista, o começo de mais um ano também é o momento propício para tentar finalizar o máximo de suas pendências. ?Caso as metas de 2012 não tenham sido cumpridas, fica o aprendizado: mais planejamento, foco, muita disciplina e energia para realizar as metas de 2013?, encerra.

Acompanhe a Mauá nas Redes Sociais
Instituto Mauá de Tecnologia - Todos os direitos reservados 2025 ©