|
|
Grandes eventos aumentam a busca pelos cursos na área de Construção Civil
Construção civil: aumenta demanda devido a grandes obras e movimentação do mercado
Após viver uma estagnação econômica nos anos de 1980 a 1990 aliada à falta de investimentos que obrigou engenheiros civis a migrarem para áreas financeiras, hoje o mercado de construção civil está em grande expansão. Esta boa fase se deve aos investimentos do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC), criado para facilitar o avanço nas áreas de infraestrutura, especificamente em construção e manutenção de estradas, pontes, viadutos, metrôs, túneis, estações rodoviárias, além da mais recente demanda de obras para a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas no Rio de Janeiro em 2016.
Anualmente as universidades brasileiras formam cerca de 12 mil engenheiros civis, mas há necessidade de formar um número três vezes maior desses profissionais.
No Instituto Mauá de Tecnologia houve aumento de 30% na procura pelo curso de Engenharia Civil nos últimos dois anos. Em 2010, a instituição oferecia 60 vagas no período diurno e 40 no noturno e, a partir de 2011, passou a oferecer 120 e 80 vagas respectivamente.Todos os alunos da última série do curso de Engenharia Civil da Mauá estão empregados e receberam mais de uma proposta de trabalho. Um exemplo dessa realidade é o engenheiro civil Fábio Selleio Prado, egresso da Mauá, de 25 anos, que narra sua trajetória profissional com orgulho. “Antes mesmo de terminar o curso, em 2009, eu já sabia que gostaria de trabalhar com construção de estádios. Inclusive meu Trabalho de Conclusão de Curso foi produzido com base no tema.”
Com a COPA 2014 chegando, ele foi indicado por uma professora para trabalhar numa empresa hoje responsável pelos projetos de estrutura do estádio do Corinthians, em São Paulo, do Grêmio, em Porto Alegre, e do Arena Pernambuco, em Recife (PE). "Sempre fui apaixonado por construções. Muitas pessoas comentavam sobre a Copa no Brasil e vi a possibilidade de atuar nesse ramo e participar de grandes projetos. Eu já tinha interesse na área e meu projeto de Trabalho de Conclusão de Curso me deixou mais preparado”, conta.
Ainda há tempo de buscar um emprego no setor de construção civil, já que muitas obras estão em andamento. “O mercado é amplo e oferece muitas oportunidades para quem está interessado e qualificado para trabalhar”, acrescenta Fábio.
Para Cássia Silveira de Assis, Coordenadora do curso de Engenharia Civil do Instituto Mauá de Tecnologia, as oportunidades com o Mundial devem continuar. “Os eventos geraram visibilidade para a necessidade de infraestrutura em rodovias e aeroportos, mas países em desenvolvimento precisam de obras para crescer. Sem dúvida alguma esse processo vai continuar”, conclui.
|