edição 29 | Março de 2012    

INMETRO renova acreditação da Divisão de Motores e Veículos do Instituto Mauá de Tecnologia, única entre instituições de ensino


INMETRO renova acreditação da Divisão de Motores e Veículos, única entre Instituições de Ensino

O INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) concedeu renovação do “selo” de qualidade para a Divisão de Motores e Veículos  do Centro de Pesquisas do Instituto Mauá de Tecnologia para realização de ensaios em motores de combustão interna, conforme a norma ABNT NBR ISO 1585/ 1996  e procedimentos interno. No Brasil, somente o INMETRO concede a acreditação a laboratórios de ensaios e de calibrações, sendo o Instituto Mauá de Tecnologia a única instituição de ensino e pesquisa do País que possui esse reconhecimento.

Após a conquista da acreditação inicial em 2007, o Centro de Pesquisas, por meio da Divisão de Motores e Veículos, foi reavaliado com o objetivo de comprovar o atendimento aos requisitos das normas e a competência na realização dos ensaios em motores de combustão interna e seus periféricos  em bancos dinamométricos também conhecidos como bancos de provas.

“A manutenção da acreditação é importante para a Instituição, pois comprova a excelência dos serviços prestados pelo Centro de Pesquisas do Instituto Mauá de Tecnologia”, comemora Claudio Luiz Foltran Rodrigues, engenheiro responsável pela área de Qualidade do Centro de Pesquisas da Mauá.

Para a Instituição, o próximo passo é dar sequência ao processo de melhoria contínua e ampliar a gama de testes. “Em meados de 2012, solicitaremos ao Inmetro a extensão do escopo de acreditação para calibrações e ensaios para a Divisão de Eletrônica e Telecomunicações e para a Divisão de Ensaios e Análises”, encerra Claudio. 

Site da Mau�  Twitter  Facebook  Youtube  Flickr  Google+  Blog da Mau�
Esta newsletter é uma correspondência autorizada pelo destinatário. Caso você deseje cancelar o recebimento, envie uma mensagem para comunicacao@maua.br com o assunto (subject) CANCELAR. Sugestões e comentários são bem-vindos e devem ser encaminhados para comunicacao@maua.br